O advogado Helio Nishiyama afirmou que não será indicado ao cargo de desembargador “por favoritismo” no momento da escolha do governador Mauro Mendes (União). Nishiyama é um dos principais nomes da banca de defesa de Mendes em assuntos particulares.
Na última semana, ele foi escolhido para a lista sêxtupla da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB-MT) para concorrer a vaga de desembargador. Agora, o Tribunal de Justiça escolherá três dos seis nomes e a lista tríplice será enviada para escolha de Mendes.
Helio disse que caso chegue a lista final, sua relação com o governador não pesará na escolha.
“De modo algum me vejo como favorito. Essa lista foi feita pela classe dos advogados. O que me aprovou foi meu trabalho dentro da militância da OAB”, disse ele em conversa com a imprensa.
“Não vejo dessa forma [de estar um passo a frente]. Todo candidato tem que construir a viabilidade, tanto na OAB, quanto no Tribunal, quanto no próprio governo”, acrescentou.
“De modo algum me vejo como favorito. O que me aprovou foi meu trabalho dentro da militância da OAB”
Dentre os três homens presentes na lista, Hélio foi o mais votado. Ele teve 36 votos, seguido de Flaviano Taques, com 30, e Abel Sguarezi, 28.
Os outros três nomes que compõem a listagem são de mulheres. A mais votada foi Juliana Zafino (39 votos), Dinara Arruda, com 38, e Glaucia Amaral, 35.
“Essa vaga é da OAB, então o filtro é feito dentro da própria classe. O Mauro é governador do Estado e vai ter a prerrogativa de escolher quem passar na lista tríplice do Tribunal”, disse.