Disputando a série A do Brasileirão pela terceira vez consecutiva, Cuiabá teve em 2023 o seu melhor desempenho. Finalizando o campeonato com 51 pontos e na 12ª posição, o time garantiu mais um ano na elite do futebol brasileiro e a participação na Sul-Americana, torneio continental que garante ao vencedor uma vaga na libertadores do ano seguinte.
O Dourado ainda alcançou a marca inédita de 6 rodadas de invencibilidade no Brasileirão e fez sua melhor campanha na série A desde o acesso. Relembre os momentos marcantes da trajetória auriverde neste ano.
Invencibilidade inédita
A sequência histórica no Cuiabá se iniciou na goleada de 3×0 sobre o Santos na rodada 13 do campeonato. Em seguida, empatou em 1×1 com o Bahia e então ganhou os quatro próximos jogos sendo: 1×0 contra o Fortaleza, 2×1 sobre o São Paulo, também 2×1 em cima do Internacional e, por fim, a goleada de 3×0 no Flamengo.
A invencibilidade do Dourado acabou na derrota por 2×0 contra o Athletico Paranaense fora de casa em jogo válido pela rodada 19.
Recorde de pontos
A sequência inédita da equipe auriverde foi uma das motivações para a melhor campanha do time desde que chegou à Série A. Em 2021, o Dourado terminou o campeonato como 15º colocado e somou 47 pontos. Já em 2022, chegou aos 41 pontos, ficando na 16ª posição. Neste ano, o total foi de 51 pontos, levando o Cuiabá até a 12ª posição, garantindo a classificação para a Sul-Americana.
Quebra de tabus
Neste ano, o Cuiabá ainda alcançou outros importantes feitos no Campeonato Brasileiro. Venceu o Flamengo e o São Paulo pela primeira vez na história com direito a Arena Pantanal cheia, com mais de 32 mil torcedores presentes nos dois jogos. Além disso, conseguiu seu primeiro triunfo sobre o Internacional fora de casa, em jogo que venceu de virada com gols de Deyverson e Raniele.
Artilharia do Cuiabá
Terminando o primeiro turno como vice-artilheiro do campeonato, Deyverson brilhou no ataque do Dourado em 2023. Com 12 gols, o ex-palmeiras garantiu o oitavo lugar na lista de artilheiros do Brasileirão e já é o 7º maior goleador da história do Cuiabá.