O perito da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Marvaldo G. Rocha, afirmou que a análise da perícia do incêndio do Shopping Popular deve ser concluída em até 30 dias. Na manhã desta quarta-feira (17), o que restou da estrutura do comércio será demolida.
De acordo com o perito, as gravações que não foram danificadas devem auxiliar para identificar a origem do incêndio. Além disso, as imagens também devem apontar se houve movimentação de pessoas no Shopping Popular antes do incêndio.
“A gente tem as imagens externas inclusive, se houve algum arrombamento, se houve circulação de pessoas antes do sinistro. A gente consegue ver se tinha alguém andando no ambiente mas a gente ainda está nessa análise. As imagens vão mostrar onde fonte do incêndio e nesse local a gente vai processar e descobrir o que de fato aconteceu, se foi um curto-circuito, acidental ou criminoso”, disse o perito.
Ainda conforme o perito, as paredes da estrutura que foram atingidas pelo incêndio estão frágeis. Até o momento nenhum dos lojistas entrou na estrutura.
“No máximo em 10 dias terminamos a perícia e depois tem mais um prazo para a conclusão do laudo, geralmente um total de 30 dias. A gente vai mexer nas paredes que tem risco de desabamento. A gente vai demolir para não ter risco”, pontuou.
O Shopping Popular de Cuiabá foi completamente destruído por um incêndio de grandes proporções na madrugada desta segunda-feira (15). O fogo, que começou por volta das 2h, consumiu toda a estrutura do local, que abrigava cerca de 600 lojas e gerava cerca de 3 mil empregos.
Nesta terça, a associação definiu que uma nova estrutura vai ser montada no complexo Dom Aquino, em Cuiabá. A medida, emergencial e provisória, visa atender os lojistas a retomarem seus negócios enquanto um novo local não é definido.