Fonte: Olhar Direto
A cidade de Cláudia (566 quilômetros de Cuiabá) ainda sofre com os estragos causados pelo vendaval que atingiu o município na última quarta-feira (30). Algumas regiões estão há três dias sem energia e as pessoas impossibilitadas de bombear águas dos poços artesianos. Um cachorro morreu eletrocutado ao tocar um fio energizado.
“No dia do vendaval, no final da tarde, caiu uma árvore em cima de um fio. Assim que conseguimos sinal de celular já ligamos para Energisa falando sobre isso, mas eles não deram importância. Eu liguei 25 vezes e meu vizinho mais 14, para virem até aqui”, explicou a agricultora Lineusa de Almeida Nobre, em entrevista ao Só Notícias.
Apesar de diversas tentativas, de acordo com Lineusa, a concessionária não designou uma equipe para solução do problema. “Já à noite tinha fogo no fio que havia caído, por conta do mato seco. Meu cachorrinho via as chamas e ia olhar o que era. Uma hora chegou perto e o fio pegou ele, matando na hora. Agora ele continua no mesmo lugar morto porque estamos com medo de tirar o fio de cima. A empresa ainda não veio olhar e o ‘Veludo’ está no chão”, contou, emocionada.
Ainda de acordo com a agricultora, as tentativas de solução continuaram ontem. “Liguei diversas outras vezes e eles prometendo que iam enviar uma equipe para atender, mas até agora nada. O vendaval foi bem forte e triste, mas queria que eles fizessem alguma coisa para que não acontecesse isso com outros animais, ou até mesmo com uma pessoa”, completou.
Outro lado
A Energisa informa que continua trabalhando em regime de contingência em Cláudia e Marcelândia, quando há mais equipes na rua dedicadas ao atendimento de ocorrências emergenciais, para atender os clientes que estão com o serviço de fornecimento de energia interrompido por causa da chuva com fortes ventos.
As equipes estão trabalhando nas duas cidades focadas em solucionar o mais depressa possível as interrupções.
Em Cláudia e Marcelândia, cerca de 9,9 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido por causa do temporal. Em 8 horas, 93% dos clientes tiveram a energia normalizada. O temporal causou inúmeros danos à rede, como, por exemplo, mais de 30 postes quebrados, árvores na rede, objetos lançados à rede, cabos partidos por raios e pela ventania.
A Energisa lembra também que, caso o cliente encontre um cabo solto na rua, é preciso manter distância até que uma equipe especializada chegue ao local. A empresa também lembra que somente as equipes da empresa podem fazer intervenções na rede. Se estiver sem energia, entre em contato com a distribuidora por um de seus canais de atendimento e aguarde. A segurança sempre precisa vir em primeiro lugar.
A empresa é solidária à cliente que perdeu o seu cachorro por causa de um cabo rompido durante o temporal e já foi até o local para normalizar a situação e fazer a retirada do cabo em segurança.
Os clientes podem acionar a empresa não só pelo 0800 646 4196, mas também pelo app Energisa On, ou ainda pelas nossas páginas nas redes sociais. A empresa reforça que está trabalhando para restabelecer o mais depressa possível o fornecimento de energia.