À espera de vaga em UTI, irmãs morrem vítimas da Covid-19 com uma semana de diferença

0
201
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Com uma semana de diferença, as irmãs Sandra Rodrigues, 44 anos, e Solange Rodrigues, 51 anos, se tornaram, na última semana, mais uma das vítimas da Covid-19 em Mato Grosso. Irmão conta que ambas morreram aguardando por vagas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que entre os dias 16 e 25 de março quase 3 pessoas morreram por hora em decorrência do novo coronavírus no estado.

Solange era cuidadora de idosos e tomava conta de uma casal que vivia ao lado de sua casa no município de Nossa Senhora do Livramento (44 km de Cuiabá). Faleceu no último domingo (21) após passar cerca de uma semana internada no Hospital Municipal Profª Maria Alves da Costa, enquanto aguardava por vaga em um Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela tinha uma filha de 16 anos.

Seis dias depois, Sandra, veio a óbito neste sábado (27), no mesmo hospital e enfrentando a mesma doença. Assim como a irmã, ela esperava por uma vaga de UTI. Ela tinha quatro filhos que agora ficam órfãos de mãe.

“Elas morreram sem UTI, somente com aquela máscara de respiração, que não conseguia suprir a saturação delas e morreram por falta de estrutura mesmo por falta de recursos. Lá em Nossa Senhora do Livramento não tem ala de covid, é tudo misturado”, conta Everaldo Rodrigues, irmão de Sandra e Solange.

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a perda e alertaram pessoas que subestimam o vírus da Covid-19. Em uma publicação, a enteada de um irmão de Sandra e Solange relatou os momentos difíceis que as duas enfrentaram lutando para conseguir uma vaga de UTI e até mesmo, no caso de Sandra, lutando para conseguir receber oxigênio.

“É avassalador, aterrorizante, agonizante demais, a covid tem deixado marcas dolorosas e irreparáveis. Eu sinceramente não consigo acreditar que tem pessoas que banalizam e subestimam essa doença terrível, em atos desumanos e irresponsáveis realizam aglomerações nas avenidas de Tangará. Infelizmente mais uma família sofre. E a nós resta nos cuidarmos, pedir proteção divina e aguardar pela única esperança, a vacina”, declarou.

Em outra postagem, uma amiga também lamentou o episódio. “Duas irmãs novas cheias de vida, com filhos, perdem a vida com 7 dias de diferença. Falta-se recursos, morreram aguardando vaga na UTI. Muito triste só Deus para nos consolar nesse momento”.

Números da pandemia

Mato Grosso registrou 65 mortes em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, alcançando 7.370 desde o início da pandemia. Houve, ainda, 757 novos casos diagnosticados, totalizando 302.211 neste domingo (28).

Dos 302.211 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.197 estão em isolamento domiciliar e 277.420 estão recuperados. Há, ainda, 214 pessoas na fila por leitos de UTI no estado.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 490 internações em UTIs públicas e 531 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,65% para UTIs adulto e em 64% para enfermarias adulto.

 

Fonte: Olhar Direto – Michael Esquer

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here