O sistema do Governo do Estado de Mato Grosso sofreu um ataque cibernético nesta terça-feira (10). Segundo a Secretaria de Comunicação, o ataque foi ‘superficial’, no entanto, a Secretaria de Estado de Fazenda realiza um diagnóstico que enviará à Polícia Judiciária Civil (PJC).
Além disso, o Sistema de Gestão e Convênios ficou fora do ar, mas o Governo argumentou que ele está em migração da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e passará por atualização.
A assessoria de imprensa afirmou que não houve prejuízo em relação à assinatura de convênios. “Não houve qualquer prejuízo ao Estado, pois o ataque não alcançou a base de dados do sistema”, diz nota da Secom.
Além disso, pode-se dizer que o ambiente já foi recuperado e está funcionando. Ele ainda não foi disponibilizado ao público pois a equipe técnica está realizando uma série de teste e procedimentos para identificar possíveis falhas e evitar novas invasões.
Informações não oficiais indicam que os invasores conseguiram editar o site, mas sem acessar os dados. Eles teriam modificado conteúdo e estética de uma página da web, que logo saiu do ar, mas deve voltar em breve.
Leia a íntegra:
O Governo esclarece que o Sistema de Gestão e Convênios está em migração da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e passará por atualização.
Nesta terça-feira (10.08), a Sefaz constatou um ataque superficial ao sistema, que logo foi retirado do ar. Não houve qualquer prejuízo ao Estado, pois o ataque não alcançou a base de dados do sistema.
A gestão não identificou nenhum prejuízo em relação à assinatura de convênios.
Em parceria com a MTI, a Sefaz está fazendo o diagnóstico a respeito do ataque e, assim que estiver concluído, encaminhará todas as informações do levantamento para a Polícia Civil.
Fonte: Olhar Direto