Prefeitura de Cuiabá encerra programação da campanha ‘Outubro Rosa’ com’ Dia D’

0
168
Reprodução
CAMARA VG

Cerca de 100 mulheres participaram da programação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (30), na Unidade Básica de Saúde do Parque Ohara. A abertura das ações contou com um café da manhã oferecido para o público feminino, além de consultas ginecológicas, testes rápidos de HIV, Sífilis e para detecção de Hepatites Virais C e B, agendamento de mamografias, roda de conversa e  palestras abordando temas como prevenção ao câncer de mama e colo do útero, dentre outros.

Para a aposentada Maria Cecília Souza, eventos neste sentido são de extrema valia já que devido a correria do diária, muitas mulheres acabam não se cuidando da forma correta. “A última vez que fiz o preventivo foi em 2018. Então foi muito boa essa ação hoje porque já consegui antecipar a realização do meu exame. Com a pandemia acabamos deixando a nossa saúde intima em segundo plano. Parabéns a todos os envolvidos”, ressalta.

De acordo com a enfermeira chefe da UBS, Deisy Bocalom, este evento foi desenvolvido por três equipes da saúde da família do Parque Ohara e contou com diversos parceiros. Ela destacou ainda que toda equipe não mediu esforços para oferecer uma extensa programação para os moradores da região.

“Nos preocupamos também em oferecer uma gestão mais participativa com a população e, hoje, realizamos  84 exames preventivos, fizemos ainda testes de glicemia e aferimos pressão. Mulheres que estavam com a pressão arterial descompensada foram encaminhadas para consulta médica”, explica.

Estudantes do curso de medicina e nutrição também participaram da ação, com palestras informativas para conscientização e prevenção tanto ao câncer de colo de útero como de mama, além de orientação sobre alimentação saudável.

A servidora pública, Josiane de Araújo, mor foi uma das participantes da palestra. Ela ressaltou sobre “o quanto é importante” que os profissionais de Saúde estejam alertando os usuários da unidade sobre prevenção não só de câncer, mas de outras doenças também.

“É muito interessante esse trabalho que vocês fazem aqui. Quando as informações são repassadas por um profissional da Saúde, é diferente, passa mais credibilidade, e ainda tem as experiências compartilhadas; os relatos das situações com as quais convivem. Isso nos incentiva a querer estar sempre cuidando da nossa saúde para estarmos bem e evitarmos situações pelas quais não queremos passar”, disse.

Vale lembrar que a Campanha Outubro Rosa é um meio de alertar para a saúde da mulher, porém as unidades de saúde estão abertas durante todo o ano para receber pedidos de exames, e não somente no mês de outubro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here