A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve trazer chuvas intensas para Cuiabá e todo o restante de Mato Grosso, a partir desta terça-feira (09). É esperada uma grande quantidade de precipitação e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para todo o estado, com risco de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
O novo sistema deve intensificar a chuva sobre os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, sul do Tocantins, oeste da Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal. A possibilidade é de precipitação intensa temporais e volumes na casa dos três dígitos pelo menos até sexta-feira (12), em algumas localidades.
As grandes áreas de instabilidade da ZCAS espalham muita nebulosidade e provocam chuva a qualquer hora do dia em quase todas as áreas do Centro-Oeste.
No alerta emitido pelo Inmet, está prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Conforme o Climatempo, em Cuiabá a terça-feira deverá ser de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e noite. A temperatura deverá variar entre 24ºC e 32ºC. A quantidade de precipitação prevista é de 30mm.
Na quarta-feira, é prevista chuva rápida durante o dia – que deverá ter sol entre nuvens – e noite. A quantidade de precipitação esperada é de 30mm. Nos dois dias citados, a chance de que ocorra é 90%.
Fonte: Olhar Direto