O senador Wellington Fagundes (PL) garantiu que a primeira vacina 100% brasileira começará a ser aplicada em janeiro de 2022. A informação foi confirmada pelo parlamentar em entrevista ao Jornal do Meio Dia na edição desta quarta-feira (29).
À bancada, o senador apontou que o desenvolvimento de imunizantes nacionais será impulsionado com o investimento na ordem de R$ 5 bilhões aprovado no Congresso Nacional após sua articulação.
Ao jornal, Wellington afirmou ainda que, ao todo, são 4 imunizantes 100% brasileiros desenvolvidos até o momento. O senador frisou que as vacinas estão na fase final de testes e que uma delas deverá ser aplicada no próximo mês.
“Garantimos R$ 5 bilhões para que o Brasil possa fabricar vacinas. Esse foi um projeto de leis que apresentei e que é inédito no mundo. Foi aprovado com unanimidade no Senado e também na Câmara”, apontou.
“Já está previsto para irmos a Salvador agora no final do mês. Então, deve ser no mês que vem que vamos aplicar a primeira vacina teste 100% tecnologia brasileira”, acrescentou o senador.
Ao longo da entrevista, Wellington ainda destacou sobre a necessidade de produção nacional de imunizantes contra a covid-19, sobretudo pela número elevado de habitantes no país e na capacidade científica do Brasil.
“O Brasil com mais de 220 milhões de habitantes, nós temos que fabricar vacinas. O Brasil tem tecnologia para isso, temos cientistas”, pontuou.
Fonte: Gazeta Digital