O candidato ao Senado pelo Psol de Mato Grosso, José Roberto, votou no início da tarde deste domingo (02) na Escola Municipal Cândido Mariano da Silva Rondon, no Bairro Alvorada, em Cuiabá. Na ocasião, em conversa com a imprensa, o socialista disse acreditar em uma “guinada” nessa reta final de sua campanha em decorrência do “efeito impugnação” da candidatura de Neri Geller (PP), que concorre sub judice. Descrente no encerramento da eleição para presidente da República no 1º turno, ele declarou voto em Lula (PT).Cada eleição tem sua conjuntura. Nessa eleição os eleitores se posicionaram mais à direita ou a esquerda e, aquele eleitor que não estava no campo conservador, que buscava uma candidatura progressista, acabou perdendo um de seus representantes que teve a candidatura impugnada nessa reta final. Então, facilitou o crescimento da nossa campanha”, avaliou.
José Roberto, conforme a última pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada neste sábado (1º), José Roberto tem 6% das intenções de voto. Na liderança aparece Wellington Fagundes (PL) com 49% dos votos válidos e Neri Geller com 23%. Na sequência vem Antônio Galvan (PTB) com 13% e Dr. Jorge Yanai (DC), que pontua com 5%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) com o número MT-00496/2022.
Neri Geller concorre sub judice porque teve sua candidatura questionada após o seu mandato de deputado federal ser cassado. Inelegível por 8 anos, conforme esta decisão, ele recorre na Justiça o direito de concorrer ao Senado este ano. Seus votos na urna serão anulados, mas revalidados posteriormente em caso de reversão da impugnação.
A maioria dos candidatos ao Senado por Mato Grosso já foram às urnas. As eleições no Estado terminam às 16h.
Na coligação do PT a nível nacional, José Roberto declarou voto em Lula para presidente e disse não acreditar no fim da campanha neste primeiro turno. Mas, frisou: “eu acredito que o campo progressista vá sair vencedor nisso. O povo quer mudança”.
FONTE:OLHAR DIRETO