Estagiário é gravado arrastando aluno autista para fora de sala de aula em Rondonópolis;

0
106
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Um aluno autista, de 7 anos, da Escola Municipal Bernardo Venâncio de Carvalho, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), foi arrastado para fora da sala de aula por um estagiário da unidade de ensino. Toda ação foi registrada por vídeo. O caso aconteceu no dia 14 de novembro, no entanto, veio à tona na quarta-feira (7).

No vídeo, é possível ver o estagiário arrastando o menino nos corredores da sala, que está cheia de estudantes, e o colocando para fora. As imagens mostram ainda o menino do lado de fora da sala e o estagiário segurando a porte, impedindo que ele entrasse. O garoto chega a chutar e bater na porta, enquanto chora e grita pedindo para entrar.

A professora responsável pela turma assiste a toda situação e não faz nada para impedir aos maus-tratos ao menino. No vídeo, alguém diz ao garoto: “você vai fazer sua tarefa”.

A Secretaria Municipal de Educação considerou os fatos como inaceitáveis. Em nota, a Pasta informou que o estagiário e a professora foram exonerados.

A Secretaria explicou que foi comunicada sobre a ocorrência pelo Conselho Municipal de Educação no último dia 14 de novembro. A Pasta convocou a direção, que, em um primeiro momento, alegou desconhecer o fato, mas o estagiário foi demitido nesse mesmo dia. Já a professora responsável pela turma, alguns dias depois.

“Depois de tomar conhecimento de um vídeo que mostra a agressão de um aluno do Ensino Fundamental da Escola Municipal Bernardo Venâncio de Carvalho, a Secretaria Municipal de Educação informou que já está tomando todas as providências necessárias que o caso requer. De imediato, o estagiário envolvido no caso e a professora responsável pela turma foram demitidos e um processo administrativo disciplinar foi aberto para apurar a responsabilidade da direção e coordenação da escola”, diz trecho da nota divulgada pelo município.

Conforme a Secretaria, a diretora e as coordenadoras da unidade também serão afastadas dos cargos para a devida apuração dos fatos.

A secretária Municipal de Educação de Rondonópolis, Mara Gleibe da Fonseca, ainda reforçou que os pais do aluno também foram contatados e que está acompanhando a situação com a equipe especializada na área de psicologia e psicopedagogia. “Pedimos perdão aos pais, pois é inadmissível o que aconteceu, até porque a rede municipal atende cerca de 750 alunos na educação inclusiva”, disse.

De acordo com a Secretaria de Educação, o aluno está na rede municipal desde a educação infantil e é acompanhado por psicólogas e demais profissionais especializados. Após o fato, o aluno foi matriculado em outra escola da rede municipal, depois que os pais optaram em manter o filho na rede.

Os pais do menino também registraram a ocorrência junto a polícia, que apura o caso.

FONTE: HNT HIPERNOTICIAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here