O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar cinco mulheres moradoras de Mato Grosso, que haviam sido presas por envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro, em Brasília.
Conforme documento obtido pelo Repórter MT, as mato-grossenses Lindalva Cesária de Campos, Juliana Ramira Martins, Vanessa Mayara Lopes da Silva, Greicielle Duarte de Arruda e Eliete Ferreira de Moraes vão ser liberadas ainda nesta quinta-feira (09).
A decisão da soltura foi proferida nessa quarta-feira (08). Moraes, porém, impôs medidas cautelares para as mulheres, como usar tornozeleira eletrônica, não poder sair de casa de noite. Também deverão se apresentar à comarca todas as segundas-feiras, não podem usar as redes sociais nem se comunicar com outros envolvidos nos atos por nenhum meio.
A defesa de Juliana, Vanessa, Greicille e Eliete foi feita pelo advogado Akio Maluf Sasaki, apontou que elas estavam em situação parecida com a de Jacira Maria da Costa e Silva, ex-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen), que conseguiu liberdade no dia 27 de fevereiro.
São pessoas com réus primários, possuem bons antecedentes, possuem predicados favoráveis, e foram denunciadas pela PGR na ação que trata dos instigadores dos atos antidemocráticos, de acordo com a petição.
FONTE:REPÒRTER MT.