Novo edital do Mais Médicos prevê envio de 95 novos profissionais para Mato Grosso

0
69
ALMT TRANSPARENCIA

O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (18), o novo edital do programa Mais Médicos, com mais de 6 mil vagas para todo o país. De acordo com o documento, Mato Grosso possui 95 vagas disponíveis para profissionais que aceitem atuar em um dos 51 municípios indicados no edital. Apenas para Cuiabá serão 23 novos médicos, que deverão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil.

Nesta quarta-feira (19), o Gabinete de Intervenção do Estado na Saúde da capital chegou a anunciar que vai solicitar as 23 vagas disponíveis para o município, sendo a cidade com maior número de vagas disponibilizadas no edital. A Intervenção declarou que as vagas são fundamentais para suprir a carência no número de profissionais diante das demandas nas unidades de saúde.

Para toda a região Centro-Oeste foram destinadas 405 vagas, sendo Mato Grosso o segundo estado da região com maior número de vagas disponíveis (95). Ao todo 51 municípios foram contemplados pelo edital, como Cáceres (8) e Tangará da Serra (5).

Essas são as primeiras de um total de 15 mil que serão abertas para todo o país até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, garantindo acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária, porta de entrada do SUS.

Para atrair os profissionais brasileiros, o Ministério da Saúde e o da Educação firmaram parceria para incentivar os médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que terão ajuda para quitar o FIES.  Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades.

Veja a quantidade de vagas por município de MT: 

Alta Floresta (1)
Araputanga (1)
Aripuana (1)
Barra do Bugres (1)
Barra do Garças (2)
Bom Jesus do Araguaia (2)
Caceres (6)
Campo Novo do Parecis (1)
Campo Verde (2)
Cocalinho (1)
Colider (2)
Colniza (1)
Comodoro (1)
Confresa (2)
Cotriguacu (2)
Cuiabá (23)
Denise (1)
Diamantino (1)
General Carneiro (1)
Guiratinga (2)
Indiavai (1)
Itiquira (1)
Jauru (1)
Juara (1)
Juina (1)
Lambari D’Oeste (1)
Lucas do Rio Verde (1)

FONTE:REPÒRTER MT.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here