Uma moradora de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, entrou com uma ação de reparação de danos morais, materiais e estéticos contra o Estado de Mato Grosso. A.A.S. argumentou que começou perder a visão do olho esquerdo, após realizar uma cirurgia de catarata através da ação social Caravana da Transformação, durante o Governo de Pedro Taques.
De acordo com o documento, A.S.S. participou da 13° edição da ação social, que ocorreu em abril de 2018, último ano da gestão de Taques.
Após passar por cirurgia em ambos os olhos, a moradora relata que, mesmo tendo seguido todas as orientações médicas, começou a perde a visão do olho esquerdo e procurou a equipe médica da Caravana da Transformação, mas não foi atendida de forma satisfatória.
A moradora passou por uma consulta particular e realizou diversos exames que constataram erro na cirurgia, então, foi indicado que ela realizasse um transplante de córneas.
Sob a declaração de dores e dificuldades de enxergar devido as complicações da cirurgia, A.S.S. requereu o transplante de córneas do olho esquerdo, além de R$4,9 mil por danos morais e R$50 mil por danos morais e estéticos.
Na decisão proferida pelo juiz da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, Carlos Roberto Barros de Campos, ficou determinado que a moradora passará por perícia médica.
O exame deve identificar se a moradora perdeu total ou parcialmente a visão do olho esquerdo, se a sequela no olho é irreversível e se a per de visão se deu em decorrência da demora de tratamento e/ou procedimento cirúrgico.
Caso a sequela no olho de A.S.S seja reversível, deve ser determinado ainda se há algum tratamento/procedimento capaz de reverter totalmente ou diminuir a lesão no olho dela.
Caravana da Transformação
O programa Caravana da Transformação foi implantado pelo Governo de Mato Grosso em 2016 com o objetivo de zerar as filas de cirurgias oftalmológicas em todo o Estado. Em 2013, a décima terceira edição do projeto aconteceu na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Durante a ação que ocorreu entre os dias 16 de abril e 10 maio, moradores de todo estado foram atendidos. Cerca de 16,3 mil pessoas receberam atendimento oftalmológico, sendo 8.700 de Cuiabá e 5.150 de Várzea Grande. Neste período foram realizadas 14.050 cirurgias oftalmológicas, sendo que 11.905 foram de catarata.
FONTE:REPÒRTER MT.