O Palmeiras acertou a contratação do meia-atacante Daiju Sasaki, de 18 anos. O jogador será emprestado pelo Vissel Kobe, do Japão, por uma temporada, e a princípio vai reforçar o time sub-20 do Verdão. A contratação, além da avaliação de ser um acréscimo esportivo, dá a possibilidade de abrir o mercado asiático para o clube e inicia uma relação com o bilionário Hiroshi Mikitani, empresário de 53 anos, presidente/investidor do Vissel Kobe e proprietário da Rakuten Inc., uma das maiores empresas de internet services do mundo e a maior do Japão. Nos últimos anos, a Rakuten tem expandido de grande forma sua presença no esporte global. Atualmente, a empresa é a patrocinadora master do Barcelona e também parceira do Golden State Warriors, da NBA. Internamente, no Palmeiras, há quem sonhe com um diálogo cada vez maior com Mikitani. O fato é que o japonês está com sede para investir pelo mundo, tem capital para isso e adora esportes. Saiba mais sobre o empresário que o Verdão quer por perto.
DINHEIRO NÃO FALTA
De acordo com o site da Forbes, a fortuna pessoal acumulada por Hiroshi Mikitani está atualmente em cerca de 4,7 bilhões de dólares (R$ 18,3 bilhões), isso sem contar o valor de seu conglomerado. O empresário se encontra em sétimo lugar na lista dos japoneses mais ricos e na posição 33 entre os mais endinheirados empresários do ramo de tecnologia. Na contagem geral, o CEO da Rakuten é a 334ª pessoa com mais dinheiro no mundo. Nascido em 1963, em Kobe, Mikitani se dedicava às finanças, que era o negócio da família, até 1995. Porém, naquele ano, um terremoto destruiu a sua cidade e o fez tomar um caminho diferente. Ele vendeu seu banco e apostou na internet, apostando que a grande rede de computadores poderia mudar o mundo para sempre.
A Rakuten Inc. nasceu em 1997, com o nome de MDM Inc. Era uma loja online, algo inovador na época. O negócio foi crescendo, gerando dinheiro, e mudou de nome em 1999. Rakuten, do japonês para o português, significa otimismo.
Aos poucos, o grupo foi comprando ou criando novos produtos e marcas, atualmente sendo responsável por gerenciar 65 negócios ao redor do mundo. A Rakuten hoje é proprietária, por exemplo, da rede social Pinterest, do aplicativo de voz e texto Viber e do leitor de livros digitais Kobo, concorrentes de peso, respectivamente, de Instagram, WhatsApp e Kindle. A empresa possui cerca de 14 mil funcionários em diversas partes do planeta e tem atuação no Brasil. Em 2017, a Rakuten atingiu globalmente o valor de mercado de 15,2 bilhões de dólares (R$ 59,2 bilhões). Já dois anos antes, em temos globais, a empresa obteve 713,5 bilhões de ienes (R$ 251,5 bilhões) em faturamento.
AMOR PELO ESPORTE
Mikitani tem duas paixões fora do mundo da tecnologia: a música clássica e o beisebol. Para se aproximar da primeira, tornou-se presidente da Orquestra Filarmônica de Tóquio. Já para ficar ao lado da segunda, fundou um time em 2005, batizado como Tohoku Rakuten Golden Eagles. A equipe disputa a Nippon Professional Baseball, principal divisão do esporte no país, e conseguiu chegar ao título em 2013, após grande aporte do empresário. Com a taça, Mikitani pegou gosto para investir, cada vez mais, no mundo dos esportes.
Em dezembro de 2014, o empresário comprou o time de sua cidade natal, o Vissel Kobe, que tinha como melhor resultado na elite do país uma modesta nona colocação na temporada 2011. Sob o comando de Mikitani, o clube atingiu a sétima posição em 2016. Já no começo de 2017, o clube apareceu para o mundo ao contratar o alemão Lukas Podolski. Por fim, agora em maio deste ano, o time conseguiu assinar com o espanhol Andrés Iniesta. A filosofia de Mikitani é contratar e apoiar campeões para, em troca, ter sua marca aparecendo bem globalmente, junto de personalidades vitoriosas.
Site da Rakuten deixa claro que foi a empresa que contratou Iniesta
O investimento de Mikitani está dando resultado: o Vissel Kobe está na quarta colocação na J-League, após 22 jogos. O clube se encontra na luta por vaga na Liga dos Campeões da Ásia para, quem sabe, encontrar no Mundial algum dia outro time patrocinado pela Rakuten: nada mais, nada menos, que o Barcelona.
A empresa é a patrocinadora master do clube catalão desde julho de 2017. O contrato assinado tem a duração de quatro temporadas e paga 55 milhões de euros (R$ 244,2) por cada ano de vínculo. Logo na primeira temporada, a marca esteve exposta nos títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.
Ainda no tema patrocínio de peso e taça, a Rakuten assinou, em setembro do ano passado, com o Golden State Warriors, pelo valor de 20 milhões de dólares (R$ 784,2 milhões) por ano. O vínculo acertado tem a duração de três temporadas e já rendeu mídia para a empresa. Com a marca presente na camisa, o Golden State conquistou o título da temporada 2017/2018 da NBA.
Quais são os próximos passos? Isso ainda não se sabe, mas Mikitani costuma expandir seus horizontes a cada conquista no esporte ou na tecnologia.
Mikitani em anúncio de elo com o Golden State (Foto: Reprodução)
ESCRITÓRIO AO LADO DO ALLIANZ PARQUE
A Rakuten tem um escritório no Brasil. Ele fica na cidade de São Paulo, a incríveis 200 metros de uma das entradas do Allianz Parque. O Brasil é o centro da América do Sul para a empresa. Do Brasil, onde atua no e-commerce desde 2011, a empresa gerencia suas marcas no Chile, na Argentina e na Colômbia. Inclusive, desde seu início no país, a empresa promove uma "Expo" anual com seu nome, em São Paulo, com palestras de feras da tecnologia e especialistas em e-commerce. Neste ano, o evento será no Espaço das Américas, e terá até show de encerramento com a cantora Anitta. A "Expo", que será em 4 de outubro, deverá receber 3,2 mil pessoas – e cada ingresso custa R$ 399. Então, não há dúvidas de que o Brasil, como negócio, está na mira de Mikitani.
Evento da Rakuten no Brasil terá até Anitta (Imagem: Reprodução)
No futebol, a primeira ligação de Mikitani com o Brasil está ocorrendo por conta de Daiju Sasaki, o novo reforço do Palmeiras. Segundo informação do site Globoesporte.com, um diretor do Vissel Kobe fluente em português viajou para São Paulo junto com o atleta, para auxiliá-lo em seus primeiros dias no Brasil. Ao que tudo indica, esse diretor, em algum momento, terá que ir ao Palmeiras.
O envio de um diretor com Daiju Sasaki se dá pelo fato de o jogador ser valioso para o Vissel Kobe. Ele, mesmo com 18 anos, vinha atuando entre os profissionais do clube na atual temporada e também faz parte da seleção sub-21 japonesa. Ciente do potencial do jovem, o Palmeiras, além do empréstimo, já comprou 30% dos direitos econômicos do jogador. Na última quarta-feira, Sasaki conheceu a Academia de Futebol e vestiu a camisa do Palmeiras. Inclusive, uma foto deste momento acabou vazando nas redes sociais.
CHANCE DE PARCERIA?
Para que algo receba o apoio da Rakuten, ela precisa promover os valores centrais da empresa. E, em entrevista recente detalhando o patrocínio ao Golden State Warriors, Hiroshi Mikitani deixou claro seus requisitos:
– Nós nos vimos (no Golden State) no objetivo de trabalhar como uma equipe. Nos vimos na paixão pela inovação. Nos vimos em ter uma mentalidade global.
Fonte: msn.com