Médicos e profissionais da saúde elaboram protocolo de abordagem para casos de Covid-19

0
329
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Médicos e profissionais da saúde de Mato Grosso elaboraram um protocolo com o objetivo de auxiliar o cuidador na abordagem e manejo de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19.

O documento foi finalizado nesta semana e inclui informações sobre medicamentos disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Sistema Único de Saúde (SUS), instruções de teleatendimento, avaliação inicial, gravidade e notificação.

Um dos autores e que esteve presente em todos os processos de elaboração foi o deputado Dr. Eugênio (PSB), que também é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Ainda no documento foi ressaltado como deve ser feito o manejo domiciliar, que em casos leves o paciente deverá ser visitado constantemente pelo agente de saúde ou abordado por telefone ou correio de voz. Pacientes, ainda no manejo domiciliar deverá receber um atestado de 14 dias e também praticar o isolamento.

O protocolo fala também sobre alguns medicamentos usados no tratamento e é claro quanto a negativa quando usado com intenção de prevenção. Cuidados com a prevenção nas unidades de saúde também foram elencados pelo estudo.

Além do deputado Dr. Eugênio, participaram da elaboração, Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini (secretaria adjunta executiva de saúde), Dr. Abdon Salam Khaled Karhawi (assessor médico do gabinete de situação do governo de MT), Dr. José Alfredo Sejópoles (representante da Ses), Regina Paula de Oliveira Amorim Costa (coordenadora de gestão da atenda primária), Dra. Hildenete Monteiro Fortes (presidente do conselho regional de medicina), Dr. Francisco Jose Dutra Souto (faculdade de medicina da UFMT), Dr. Luiz Gustavo Raboni Palma (secretário adjunto de assistência de Cuiabá), Dra. Eva Clarice Abdo Grigoli (médica infectologista, secretaria municipal de saúde de Cuiabá) e Dr. Eduardo Andraus Filho (representante da secretaria municipal de Cuiabá).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here