Se for para prejudicar o povo, a resposta é e sempre será mil vezes não!

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Foto: Luiz Alves
CAMARA VG

Nesta semana fui surpreendido com uma notificação vinda do Palácio Paiaguás, pela qual seu comandante solicitava que a Prefeitura de Cuiabá se abstivesse de dar início à renovação da frota do transporte coletivo. O pedido tinha como base uma decisão unilateral tomada pelo mesmo que, sem abrir qualquer tipo de discussão com os gestores das cidades envolvidas, decidiu substituir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Bus Rapid Transit (BRT).

Ao ler essa absurda solicitação, não tive dúvidas e, de imediato, contranotifiquei o governador do Estado de Mato Grosso o informando que tal pedido não será atendido, em nenhuma hipótese, pelo Palácio Alencastro. E não será atendido por um motivo óbvio, que está visível para todos, mas alguns ainda relutam em enxergar: a população que mais necessita das ações do poder público deve ser ouvida, tratada com respeito e prioridade em uma gestão.

É dessa forma que o Município trabalha e a modernização do transporte coletivo, que o cidadão aguarda há mais de 20 anos, corrobora com isso. Essa política que estamos desenvolvendo, passa essencialmente pela renovação da frota que, inclusive, foi um compromisso de campanha assumido com o cidadão. Para não deixar nenhuma dúvida, fiz questão de anexar na contranotificação todo nosso planejamento que já está em andamento.

Atualmente, Cuiabá conta com 382 ônibus que atendem as quatro regiões da cidade. No cronograma que estamos trabalhando, já no mês de maio 111 novos ônibus serão entregues. Além disso, também neste curto prazo, mais 90 veículos terão ar-condicionado. Ou seja, serão 201 veículos climatizados, o que corresponde a mais de 50% da frota. Com isso, seremos a primeira capital brasileira a alcançar esse número.

E não vamos parar nisso! A contar deste começo, já temos também tudo planejado para os próximos anos. Em 2022, por exemplo, nossa determinação é que o número suba para 75% e, nos anos seguintes, iremos alcançar 100% da frota. A meta é terminar nosso mandato sendo a primeira cidade do país a ter seu transporte coletivo totalmente climatizado e com idade média reduzida de 5,5 para 4,5 anos de uso.

É isso que o chefe do Estado está pedindo para suspendermos. Entendo que a maioria das autoridades públicas não utiliza o transporte público como meio de locomoção e isso não é um problema. O problema é não demonstrar nenhum tipo de sensibilidade com o drama dos mais de 260 mil usuários que, diariamente, dependem exclusivamente desse meio para trabalhar, estudar ou ter um momento de lazer com sua família.

Sou categórico ao dizer que não vamos atender esse pedido e isso está decidido! O que vamos atender é o apelo da população, daqueles que realmente precisam da nossa intervenção e que, há anos, sonham com essa renovação da frota de ônibus. Essa tentativa descabida de travar esse processo de melhoria, que está em andamento desde a construção das Estações Climatizadas, é um verdadeiro tapa na cara da sociedade.

Primeiro toma-se uma decisão sem debater com o prefeito da cidade que será diretamente impactada e depois, da mesma forma individualizada, pede para que Cuiabá abra mão de seu trabalho? Não sabe se a porta do BRT abrirá para direita ou para a esquerda e agora quer que a população seja prejudicada? Isso não vai acontecer! Se for para prejudicar o povo, a resposta é e sempre será mil vezes não! Meu compromisso é com o povo e não vou deixar de atendê-lo por conta de decisões tomadas isoladamente.

Fonte: Emanuel Pinheiro Prefeitura Municipal de Cuiabá

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