Da REDAÇÃO
A SECOM – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá comunicou nesta terça-feira (25) , que o prefeito Emanuel Pinheiro foi vítima da ação de criminosos virtuais , o prefeito teve o seu número celular clonado. enquanto Cumpria agenda oficial na cidade de São Paulo.
segundo o órgão, todas as medidas legais cabíveis foram tomadas para que Emanuel tenha acesso novamente ao seu aplicativo de mensagens (WhatsApp). A Secretaria de Comunicação alertou ainda que caso os bandidos virtuais encaminham mensagens para os contatos da agenda do aparelho no único intento de adquirir recursos. Qualquer mensagem nesse sentido deverá ser ignorada.
A clonagem de contas do WhatsApp se tornou o crime digital mais popular do Brasil em 2020, com nada menos do que 12 mil pessoas se tornando vítima dos ataques a cada dia. De acordo com números divulgados pelo dfndr lab, o laboratório especializado em segurança digital da PSafe, foram nada menos do 377,3 mil pessoas atingidas pela prática apenas no mês de agosto de 2020, um crescimento de mais de 90% em relação aos números registrados em janeiro deste ano.
De acordo com os números, São Paulo foi o estado mais atingido pelos ataques, com 68,5 mil pessoas afetadas, seguido do Rio de Janeiro (41,4 mil) e Minas Gerais (28,2 mil). Os golpes, segundo a PSafe, acompanham o crescimento de fraudes ligadas ao coronavírus, o tema mais em voga entre os ataques digitais não apenas no Brasil, mas também no restante do mundo.