Nesta quinta-feira (24) o Uruguai se garantiu nas quartas de final da Copa América. Jogando na Arena Pantanal, no Mato Grosso, pelo grupo A, a Celeste venceu a Bolívia por 2 a 0 e assegurou classificação para o mata-mata.
O primeiro gol do jogo foi contra, marcado pelo goleiro Carlos Lampe, ainda aos 40 minutos do primeiro tempo, após lambança que começou com o zagueiro boliviano Jairo Quinteros.
Já na etapa final, aos 39 minutos, Edinson Cavani desencantou e deu números finais à vitória, marcando ainda o seu primeiro gol nesta Copa América.
O Uruguai vinha de um empate e uma derrota e conquistou a sua primeira vitória na atual edição da Copa América. Além disso, a Celeste ainda deu fim a um jejum de vitórias que já durava desde novembro de 2020.
Já os bolivianos, somaram a sua terceira derrota consecutiva na competição e já estão praticamente eliminados, já que mesmo que vençam na última rodada, teriam que contar com duas derrotas do Paraguai, na quarta e quinta rodadas, e ainda tirar uma boa diferença de gols.
A Bolíva ainda chegou à sua quarta partida consecutiva sem vitória em 2021.
No histórico do confronto, os uruguaios somaram a sua terceira vitória consecutiva e não sabem o que é perder para a Bolívia desde 2012, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Para a partida, a Bolívia ainda teve retornos importantes após surto de COVID-19 na seleção durante a disputa. Maior artilheiro da história do país, o Marcelo Moreno, do Cruzeiro, foi um dos reforços do técnico César Farías e entrou no segundo tempo.
Situação do campeonato
Com a vitória, a Celeste foi à terceira colocação do grupo A e garantiu classificação para as quartas de final da Copa América, já que foi a quatro pontos e não pode mais ser alcançada pela Bolívia, que segue na lanterna, com três derrotas e nenhum ponto somados.
O cara: Facundo Torres
O jovem atacante de 21 anos entrou apenas na segunda etapa, mas mudou completamente o jogo, Não à toa, foi o responsável pela assistência para o segundo gol do Uruguai, marcado por Edinson Cavani.
Foi mal: Carlos Lampe
Apesar de ter feito boas defesas durante a partida, impedindo o Uruguai de marcar mais vezes, o goleiro boliviano foi o responsável pelo gol contra que fez os adversários abrirem o placar, no fim do primeiro tempo.
Gol do Uruguai! Torres recebe lançamento espetacular e cruza rasteiro para Cavani fazer o segundo
Atacante do Manchester United chapou de primeira para ampliar sobre a Bolívia
Próximos jogos
O Uruguai encerra a sua participação na fase de grupos na próxima segunda-feira (28), quando encara o Paraguai no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
No mesmo dia, porém, na Arena Pantanal, no Mato Grosso, os bolivianos enfrentam a Argentina, que folgou nesta quarta rodada e atualmente lidera o grupo A.
Ficha Técnica
Bolívia 0 x 2 Uruguai
GOLS: Uruguai: Carlos Lampe (40′ GC) e Cavani (79′)
BOLÍVIA: Carlos Lampe; Villarroel (Bejarano), Quinteros, Jussino e Fernández (Flores); Saavedra, Justiniano, Vaca e Juan Arce (Junior Sánchez); Chura (Henry Vaca) e Ramallo (Marcelo Moreno). Técnico: César Farías.
URUGUAI: Muslera; Nández (Giovanni González), Giménez, Godín e Viña; Vecino, Valverde, De Arrascaeta (Facundo Torres) e De la Cruz (Bentancur); Cavani e Luis Suárez (Maxi Gómez). Técnico: Óscar Tabárez
Fonte: ESPN