EU AVISEI Contrário a Copa América, Emanuel diz que avisou e pede responsabilização do governo por nova variante em MT

0
307
Davi Valle
CAMARA VG

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se mostrou muito preocupado com a informação divulgada pelo Estadão, nesta segunda-feira (12), de que as amostras colhidas em Mato Grosso, de integrantes das seleções de Colômbia e Equador, apontaram que eles estariam infectados com a variante de interesse B. 1.216, até então inédita em território brasileiro. O gestor da Capital pontuou que este era o seu temor e que ele avisou sobre a possibilidade disto acontecer. Por fim, disse que o governo precisa ser responsabilizado, já que tomou esta decisão sem consultar o município.

A análise foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Os testes positivos foram de um colombiano e um equatoriano. As duas seleções se enfrentaram no dia 13 de junho, em Cuiabá, data dos dois primeiros jogos do torneio.

Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, o prefeito disse que esta sempre foi a sua angústia e preocupação com a realização da Copa América em Cuiabá. “Por isso me posicionei contrário desde o início. Foi feito tudo em cima da hora, sem nenhum planejamento ou medida de segurança que pudesse dar proteção para a população”.

Emanuel disse que tomou conhecimento agora a pouco sobre a possibilidade da nova variante já estar circulando no Estado e já pediu uma análise técnica sobre tal fato. “Sempre sobra para o município. Toda decisão mal tomada, recai sobre o colo da cidade. Isso vale para a pandemia, VLT ou qualquer outra coisa. Quem pagamos somos nós. Por isso que eu sempre digo que é necessário se discutir com os gestores municipais”.

“Olha o drama que vamos viver com esta nova variante, caso ela seja mesmo confirmada aqui. E claro, o Estadão é um veículo sério, não divulgaria uma informação incorreta. Foi feita a análise no próprio laboratório que a Conmebol escolheu. Agora temos a possibilidade de que uma nova variante tenha entrada na baixada cuiabana, trazida por estrangeiros em virtude da Copa América. Isso é gravíssimo”, acrescentou o prefeito.

Emanuel ainda defende que é preciso que o governo seja responsabilizado, já que foi Mauro Mendes (DEM) quem autorizou a realização dos jogos na Arena Pantanal. “Eu alertei, tentei avisar. Tem entrevistas minhas durante todo este tempo falando sobre isto. Mesmo que não houvesse público, as delegações estariam transitando, jornalistas, pessoas se aglomerando em hotéis. Eu alertei”.

Variante

A variante encontrada nos testes é originária da Colômbia, mas já chegou no Caribe, nos Estados Unidos e em algumas localidades da Europa. Variantes de interesse, como a B 1.216, são aquelas mutações que precisam ser acompanhadas mas que, até o momento, não trouxeram indicação de desenvolverem formas mais letais ou contagiosas da doença. Há ainda as variantes de preocupação, como a Delta, que têm essas características.

A possibilidade que jogadores estrangeiros que viessem ao Brasil pudessem trazer novas variantes do coronavírus foi um dos motivos para especialistas e autoridades criticarem a realização do torneio no País.

Alguns Estados, como São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul chegaram a vetar a realização de partidas em seus Estados.

Após confirmar a identificação da nova variável, o Adolfo Lutz enviou alertas para o Estado do Mato Grosso, território onde o material foi coletado.

 

Fonte: Olhar Direto 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here