“Agora é LDO. As audiências públicas, os debates, as proposições das emendas e a Assembleia vai fazer um debate importante porque a gente sabe que a arrecadação do estado tem evoluído, tem melhorado, as finanças do estado estão organizadas e isso vai possibilitar que a Assembleia faça um debate mais aprimorado dentro da LDO, dentro do orçamento, até em termos de investimentos e ações importantes para que a Assembleia entenda a importância para Mato Grosso para melhorar a qualidade de vida do seu povo”, argumentou Russi nesta sexta-feira (6).
Segundo o presidente, a LDO já está na Casa de Leis e a primeira audiência pública deve acontecer na próxima segunda-feira (9). Russi quer que a Lei seja aprovada até o final de agosto, e acredita em um aumento orçamentário de 15 a 20% em relação ao orçamento do estado em 2020.
“Acredito que próximo disso. Acho que o governo federal melhorou suas receitas e automaticamente os repasses para o estadual. Nosso Fethab melhorou sua receita, a arrecadação do ICMS no primeiro quadrimestre desse ano tinha aportado com quase 25% de aumento, então acredito sim que possa haver uma implementação de 15 a 20% para o orçamento do próximo ano, que vai ser muito bom, a não ser que a gente tenha uma desaceleração, mas o que a gente tem visto aí é os alimentos subindo, a falta de… você vai comprar hoje é 90 dias, 120 dias para entrega, muita coisa faltando, então é sinal de que a economia está aquecida, a inflação acabou aumentando a taxa de juros então existe uma inflação e consequentemente, quando existe aumento de preço aumenta também a arrecadação do estado”, finalizou o presidente.