O segundo Pedal Ecológico-2021, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), foi realizado na manhã de domingo (12), com um percurso de 36 km de distância entre o Parque das Águas com destino ao Distrito do Aguaçu. O maior evento esportivo de ciclismo do Estado arrecadou quase duas toneladas de alimentos com as incrições dos quase 300 participantes, que serão entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos |Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) para serem distribuídos as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Conforme um dos coordenadores do evento, Raimundo Alves Ribeiro, a íniciativa do último Pedal do ano de 2020 visou arrecadar alimentos a serem entregues no Natal às famílias em situação de vulnerbalidade social e incentivar a população a praticar o esporte de ciclismo.
“Temos cada vez mais parceiros ajudando a realizar esse grande evento que é o Pedal da Semob, que foi iniciado na gestão Emanuel Pinheiro, em 2018. De lá pra cá, está crescendo cada vez mais, com mais parceiros e adeptos aos esporte. Esse Pedal de dezembro tem cunho social foi arredado uma quantia significante em alimentos às pessoas carentes”, comentou o coordenador do evento.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, além de cunho social, o Pedal é está sendo realizado para alavancar o turismo dos distritos de Cuiabá. “O Pedal da Semob acontece todas às terças-feiras e também foi lançado neste ano o Pedal Ecológico possibilitando aos ciclistas a conhecer a natureza, essas áreas mais afastadas. E até mesmo para alavancar o turismo desses distritos. A adesão tem mostrado que quem participa gosta e adere ao pedal. O Pedal Semob e o Pedal Ecológico foram criados na gestão Emanuel Pinheiro, que é uma gestão humanizada e que se preocupa para que as pessoas pratiquem esportes e a gestão investe no cunho social. É um belissimo projeto da Semob”, cita o secretário.
Ano que vem, o percurso do Pedal Semob será realizado até o Distrito da Guia. Conforme a organização do evento, a ideia é realizar o Pedal da Semob quatro vezes por ano.