Trabalhadores da construção civil participam de palestra realizada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses sobre o combate ao Aedes aegypti

0
147
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Ao longo de toda esta semana, servidores da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) têm realizado uma série de ações educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti aos trabalhadores que atuam em cinco canteiros de obras do Grupo MRV. A primeira delas ocorreu na manhã de segunda-feira (13), no Ponto SSMA – Segurança, Saúde e Meio Ambiente da obra do condomínio Chapada das Tulipas, no bairro Jardim das Palmeiras, com a participação de mais de 80 operários.

A palestra de cerca de 30 minutos foi proferida pelo agente de combate a endemias Hélio Simião de Almeida, que falou sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas e possíveis sequelas, sobre o ciclo de vida do mosquito, que é de cerca de 7 dias em locais quentes, como é o caso de Cuiabá, e como isso está relacionado à proposta de reservar 10 minutos por semana para vistoriar e limpar o ambiente, buscando eliminar todos os possíveis criadouros do inseto.

“A gente pede para vocês que nos ajudem a controlar esse mosquito não só aqui no canteiro de obras, mas também em suas casas porque não está fácil. Não podemos esquecer desse mosquito porque é muito difícil para um pai ou uma mãe ver um filho com microcefalia, por exemplo. Dez minutos por semana é o tempo que a gente está sugerindo para vocês estarem vistoriando o quintal porque o Aedes aegypti leva em média 7 dias para se transformar de ovo em mosquito e com essa atitude a gente consegue eliminar os criadouros”, disse.

Na oportunidade, também houve distribuição de material educativo e os trabalhadores do canteiro de obras puderam visualizar amostras de ovos, larvas, pupas e do mosquito Aedes aegypti adulto.

O montador Felipe José da Silva Almeida foi um dos que demonstraram maior interesse no tema. Oriundo do interior de Pernambuco, ele conta que perdeu um amigo que, para criar galinhas, mantinha diversos recipientes que acabaram se tornando criadouros do mosquito e acabou contraindo dengue hemorrágica, vindo a falecer. “É um assunto de extrema importância para que a gente fique bem ciente sobre como fazer a prevenção. Me chamou a atenção saber a forma de combate ao Aedes aegypti e pretendo colocar em prática tanto aqui no canteiro como na minha casa”, disse.

O técnico de Segurança no Trabalho, João Diego Araújo da Silva, afirma que a proposta de realizar as apresentações aos colaboradores partiu da Coordenação de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da MRV, que fez a solicitação junto à Unidade de Vigilância em Zoonoses. “Nós temos muitos materiais estocados e muitos deles podem se tornar criadouros, tanto nos canteiros de obras como nos alojamentos, então, diariamente fazemos a supervisão no canteiro e é de suma importância repassar para eles as informações sobre prevenção e sintomas”, destaca.

Outros seminários estão sendo realizadas ao longo desta semana nos canteiros de obras dos condomínios Chapada das Andorinhas, Cittá dei Fiori, Chapada das Rosas/Lírios e Chapada Raviera. De acordo com o agente de endemias Hélio Simião, caso alguma outra empresa tenha interesse em receber uma palestra da UVZ, pode entrar em contato através do telefone (65) 3617-1680 ou pelo e-mail ccz.saude@cuiaba.mt.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here