UBS da capital já realizaram mais de 50 mil atendimentos nas três primeiras semanas de janeiro

0
390
Reprodução
CAMARA VG

Todas as 65 unidades básicas e saúde de Cuiabá realizaram, juntas, 50.315 consultas nos dias úteis entre 3 e 21 de janeiro deste ano. Os dados foram extraídos do sistema e-SUS. Quase 63% desses atendimentos foram voltados para pessoas do sexo feminino e, dentro desse público, 0,8% são referentes a consultas de pré-natal, que estão sendo feitos com agendamento.

O secretário-adjunto de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edemir Xavier, destaca que esses números são apenas os que chegaram a ser registrados, já que, devido ao enorme fluxo de pacientes nas unidades, as equipes não estão tendo tempo hábil de registrar a produção no sistema. “São números registrados no e-SUS e, com certeza, existe muito mais devido à dificuldade de inserir os dados a todo momento”, explica.

Xavier classifica a situação atual como “atípica” pela quantidade de atendimentos e enaltece as equipes de saúde da família, que estão trabalhando a todo vapor, desde quando o prefeito Emanuel Pinheiro lançou, no final de dezembro, o Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal, determinando que as UBSs atendam em livre demanda e, posteriormente, instituiu o atendimento sem intervalo para almoço.

“O que estamos vivendo hoje é uma pandemia, uma coisa atípica, fora do comum daquilo que é preconizado a nível de Atenção Básica. Nós tínhamos expectativa de atendimento de um número que superou as expectativas 3, 4 vezes. Sem contar que muitos profissionais apresentaram resultado positivo para covid, outros estão de férias. E ainda assim são 50 mil atendimentos individuais! 79 mil procedimentos, mais de 20 mil testes rápidos registrados nas unidades básicas. No tempo normal, nós jamais chegaríamos numa quantidade dessa. É como se em 30 dias a gente atendesse aquilo que demoraria 4 meses para atender. E mesmo com tudo isso, os profissionais têm contribuído, têm enfrentado de frente essa pandemia e têm feito aquilo que podem para atender melhor aos pacientes”, elogiou.

Outro dado que demonstra o quanto as unidades estão trabalhando nas últimas semanas é o que mostra a quantidade de testes rápidos de antígeno para detecção da covid-19: 46.800 kits distribuídos pela Vigilância Epidemiológica para a Atenção Primária, cujo estoque se esgotou no último dia 25. Desse total, 26.630 foram registrados até o dia 21 de janeiro, novamente mostrando o quanto as equipes estão trabalhando com afinco.

 

Momento de união

O secretário-adjunto adverte à população que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, que busquem seguir as orientações dadas pelos profissionais de saúde nas unidades. “A nossa orientação é principalmente para as pessoas assintomáticas que vão às unidades para ver se estão com covid-19. A orientação é manter a calma, principalmente aqueles que estão vacinados. Aqueles que ainda não estão vacinados procurem se vacinar porque 70% a 80% de quem está sendo internado com covid-19 são pessoas que não tomaram a vacina ou não completaram a vacinação com a segunda dose e dose de reforço. Recomendamos que mantenham os cuidados, evitando aglomeração, higiene constante das mãos, utilização de máscara, evitar receber visitas e visitar pessoas neste momento, que vai estar contribuindo pra gente amenizar essa crise sanitária que hoje Cuiabá está passando”, conclama.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here