PRF: motorista trabalhava havia mais de 10h e pode ter cochilado

0
277
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena, afirmou que o motorista do ônibus envolvido no grave acidente que deixou oito mortos, nesta terça-feira (17) na BR-163, pode ter cochilado ao volante.

Lucena relata que foi constatado que o condutor estava em uma jornada superior a dez horas seguidas de trabalho. O acúmulo de horas seria excessivo, segundo a PRF.

O acidente ocorreu nas proximidades de Sinop e envolveu uma carreta e um ônibus da Expresso Itamarati, que saiu de Cuiabá.

Ainda de acordo com o superintendente, durante do trajeto, o ônibus teve problemas enquanto passava por Lucas do Rio Verde. Com isso, ficou parado por quatro horas na cidade antes de seguir viagem.

“O ônibus saiu meia-noite de Cuiabá, teve problemas em Lucas do Rio Verde, ficou parado quatro horas. E o motorista, após às 13h, se envolveu no acidente. Então, acreditamos que o motorista cochilou ao volante”, afirma.

A colisão, no entanto, aconteceu antes do meio-dia, conforme relatou a Concessionária Rota do Oeste, que disse ter recebido um chamado às 11h56.

Também foi identificado, após a perícia preliminar, que a colisão na rodovia aconteceu quando o ônibus invadiu a pista contrária, onde trafegava a carreta. O perito criminal Leandro Valendorf constatou a invasão pelas marcas de frenagem na estrada.

Ainda analisando o local do acidente, Valendorf constatou também que o motorista da carreta tentou desviar o veículo ao perceber que haveria uma colisão frontal. Por isso, a parte da cabine do motorista não foi atingida.

No entanto, mesmo tentado evitar a batida, o condutor não teve tempo de jogar todo o veículo para o lado em razão de seu comprimento. Então, o ônibus teria batido na lateral do caminhão, arrancando parcialmente a lataria do lado esquerdo.

“Não houve uma colisão frontal. Isso sugere que o condutor da carreta, vendo a possibilidade da colisão, tirou um pouco, mas não conseguiu livrar o restante, dado seu comprimento”, relata.

O acidente ainda é investigado tanto pela perícia da Politec quanto pela PRF do interior.

 

Número de vítimas

Inicialmente havia sido relatado que 11 pessoas morreram. No entanto, após uma recontagem, a PRF corrigiu o número de vítimas e repassou, na manhã desta quarta-feira (18), que oito pessoas faleceram no local.

Elas foram identificadas como Brenda Nunes Ronsoni, 24 anos; Pedro Henrique Rodrigues Leal Pinto, 21 anos; Maria Carneiro, 61 anos; Alfredo Lopes da Silva, 65 anos; Sidinei de Oliveira Cardoso, 48 anos, e seu filho C.A.F.O.C., 13 anos; Deborah Costa de Almeida, 21 anos e Clayton Aparecido da Silva, 37 anos.

Todos eram ocupantes do ônibus, que transportava 45 passageiros mais o motorista. O condutor foi socorrido com vida, porém teve o braço decepado e está em estado grave, assim como outras vítimas feridas.

O caminhoneiro sofreu ferimentos leves e não precisou ser internado.

 

Nota

Na manhã desta quarta a Itamarati enviou nota sobre o acidente. Leia abaixo:

A Expresso Itamarati lamenta profundamente o acidente ocorrido em 17/05/2022 na BR-163, em Sorriso/MT. 

Prepostos da empresa se deslocaram ao local imediatamente após o ocorrido para prestar assistência às vítimas e familiares, bem como para contribuir com as autoridades competentes para apuração das causas do acidente. 

A Expresso Itamarati manifesta seu pesar aos familiares das vítimas fatais e se solidariza com todas as demais vítimas e seus familiares, renovando seu compromisso de garantir-lhes o devido apoio.

 

Fonte: Primeira Página

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here