DA REDAÇÃO
Em uma das Tribunas Livres, da Sessão Ordinária desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Cuiabá, foi debatido o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do programa para fornecimento de bicicletas de carga aos catadores de materiais recicláveis na capital.
O PL de autoria do vereador Zidiel Coutinho (PV) que tramita no Legislativo, visa trazer diversos benefícios à sociedade e ao meio ambiente, oferecendo melhores condições de trabalho aos catadores que realizaram a coleta de resíduos jogados de maneira indevida pela cidade. Bem como substituir o uso de animais de carga que são usados para fazer o transporte desses materiais.
A propositura também determina que as bicicletas de carga deverão ser dotadas de um sistema de carrinho de engate, com local apropriado para armazenamento de resíduos recicláveis e amassador de latinhas e garrafa PET. Elas devem possuir cores chamativas e faixas refletivas na parte traseira, lateral e frontal para aumentar a segurança dos trabalhadores. Ainda na parte traseira será destinada para uso com publicidade, frases e ações que promovam a educação ambiental da população.
“O projeto vem de encontro a doação de bicicletas de cargas para os catadores de recicláveis do município de Cuiabá. É um projeto que já existe em Maceió-Alagoas. Ele funciona através de uma Parceria Pública-Privada. Eles entregam as bicicletas aos catadores por meio de cooperativas e a sociedade ainda pode utilizar a parte traseira para fazer marketing e trazer economia para a cidade. É um projeto que vem ao encontro com o decreto que é para tirar os animais dos centros urbanos”, explicou Zidiel sobre o projeto que apresentou.
Professor e comunicador social, Edson da Silva Pires, participou da sessão e comentou sobre a importância da implantação das bicicletas para o desenvolvimento do trabalho dos catadores e avanço para a cidade na coleta de resíduos.
“Eu vim reforçar e pedir apoio dos vereadores desta Casa. É um projeto de baixo custo. Espero que o município de Cuiabá seja contemplado com esse projeto o mais rápido possível. Várias capitais do país estão implantado esse projeto até para substituir o uso dos animais, que são os cavalos”, defende o professor.
O projeto em questão, iria complementar o PL apresentado pelo Poder Executivo que estabelece a proibição do uso de veículos de tração animal em vias públicas da cidade. Ambos, se forem aprovados, devem proibir o uso de animais em carroças e a substituição por bicicletas de cargas.