Três crianças estão sob análise da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com suspeita de varíola dos macacos em Mato Grosso. Elas são de Campos de Júlio, Lucas do Rio Verde e Nossa Senhora do Livramento (565, 331 e 39 km de Cuiabá, respectivamente).
Conforme o boletim epidemiológico da SES, a criança de Campos de Júlio tem 2 anos de idade e apresentou sintomas de erupção cutânea, que são os caroços vermelhos pelo corpo. O menor está em monitoramento e segue os protocolos de isolamento em casa.
O caso em investigação de Lucas do Rio Verde é em um menino de 2 anos e 7 meses. Ele fez exames laboratoriais e está aguardando o resultado, que sai entre sete e 10 dias.
Leia mais
Já o outro caso em crianças é de uma menina de 12 anos, de Nossa Senhora do Livramento. A menor está em isolamento em casa e também aguarda o resultado do exame laboratorial. Ela apresenta sintomas de artralgia (dor nas articulações), dores de cabeça, dor muscular, erupção cutânea, febre de início súbito e sinais hemorrágicos.
No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), no dia6 de setembro, Mato Grosso tinha 35 casos positivos da varíola dos macacos.
A maioria dos casos confirmados se concentra em Cuiabá, que possui 19. A capital mato-grossense ainda tem nove sob investigação. Em Várzea Grande, são seis confirmados e um suspeito.
Os outros dez pacientes infectados estão em: Tangará da Serra (3), Barra do Garças (2), Campo Novo do Parecis (2), Rondonópolis (1), Sorriso (1) e Nova Xavantina (1).
O restante dos casos sob análise da Secretaria de Saúde estão em: Campo Novo do Parecis (6), Sinop (3), Tangara da Serra (2), Sorriso (2), Barra do Garças (1), Peixoto de Azevedo (1), Itiquira(1), Tapurah(1), Paranaíta(1) , Campos de Júlio(1), Acorizal (1) e um residente de outro Estado, que foi notificado em Rondonópolis.