APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
Daniela Silveira Maidel foi de longe a candidata mais votada pelos colegas na disputa para o cargo de Diretor(a) Geral da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso. Com 204 votos, ela encabeça a lista tríplice que será encaminhada ao governador Mauro Mendes (União).
O segundo colocado, com 37 votos, foi Anderson Clayton da Cruz e Veiga. Em terceiro lugar, aparece Lindomar Aparecido Tófoli, com 8 votos. No total, foram 249 votos válidos, segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo-MT).
A força demonstrada por Maidel entre a corporação deve pesar na escolha do governador. De acordo com as regras do processo eleitoral, só podiam se candidatar ao posto pessoas com mais de 35 anos, sem condenação criminal nos últimos cinco anos.
Também era vedada a participação de condenados pelos crimes de peculato, concussão (quando o servidor exige alguma coisa em razão de seu cargo) e corrupção passiva. Além disso, não podiam ter punição administrativa pelos últimos 5 anos.
A votação foi realizada de forma secreta e eletrônica entre as 8h e as 17h da última segunda-feira (7). Nos próximos dias, será formalizada a entrega da lista para o governador que é quem efetivamente toma a decisão sobre quem ocupará o cargo entre 2023 e 2024. Confira a ata do resultado e relatório da votação
FONTE:REPÒRTER MT