A Black Friday já é uma das datas mais importantes do ano para o comércio. É o momento em que as empresas podem fazer um grande número de vendas e acabar com o estoque parado e os consumidores podem aproveitar as promoções para adquirir aquele produto tão desejado ou contratar algum serviço a preços especiais. Segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), o evento deve injetar R$ 700 milhões na economia mato-grossense. Durante esse período, os preços de diversos produtos podem chegar até 70% de desconto, ainda assim, para que a data seja realmente um momento de fazer ‘boas compras’, o consumidor e o fornecedor devem estar atentos para que o momento não se torne um dor de cabeça futura. Os fornecedores para que não descumprir o Código de Defesa do Consumidor na hora de fazer suas ofertas e o consumidor para não cair em ‘golpes’ e acabarem pagando mais caro pelo produto ou serviço que deveria estar mais barato nessas ‘explosões’ de ofertas. >>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão Isso porquê, cada vez mais vemos tentativas de golpes e até reclamações dos consumidores após a compra. Uma dica importante para o consumidor, que pode ajudar a evitar problemas futuros, é saber exatamente o que quer comprar e pesquisar os preços fora da época da promoção, assim é possível comprar e saber se o item realmente está com um desconto real. É comum que algumas lojas façam vendas ‘maquiadas’, que é quando se aumentam valores próximo à data da promoção e depois baixam para o preço normal, e informam como se fossem promocinal. Para o fornecedor, há inúmeras recomendações. Entre elas, é primordial que as informações do produto e do preço estejam claras e precisas como, por exemplo, os itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega e garantia. A publicidade também precisa ser clara para não induzir o comprador ao erro, um exemplo disso é a visibilidade dos preços, que devem devem ficar afixados no produto, assim como custo total deve estar exposto junto com a quantidade e valor das parcelas e os juros. Outro alerta tanto para comprador quanto para os fornecedores é a garantia. Algumas empresas embutem esse valor nos produtos, o que é ilegal. Existem 3 tipos de garantia, a legal de 30 à 90 dias, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, para produtos e serviços duráveis ou não duráveis; a garantia contratual, que pode ser fornecida pelo vendedor livremente e a garantia estendida que pode ser contratada à parte por outra empresa sem relação com o fabricante. Compras pela internet também podem esconder problemas, a verificação se o site é oficial e confiável é muito importante, uma vez que os dados de identificação e contas bancárias serão disponibilizadas pelo consumidor a empresa. Todos os alertas dpara compras físicas valem, também, para compras online, como a visibilidade e clareza das informações. Além disso, na hora da compra, deve se prestar atenção ao custo do frete e o prazo de entrega, uma vez que o preço do envio pode estar embutido no valor do ‘desconto’ do produto. Se o consumidor perceber qualquer irregularidade, o indicado é procurar o gerente ou responsável pelo estabelecimento e tentar solucionar o caso de forma amigável. Se não for possível, o procon deve ser procurado para que uma denúncia seja registrada através de ferramentas digitais como o aplicativo ‘Procon Cuiabá”, para android e IOS, pelos telefones 65-3632-6400, whatsapp (65) 3641-6400 ou pelo e-mail: procon.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br. Há também uma cartilha do Procon-RJ Black Friday Legal com dicas que podem ajudar compradores e vendedores. Ainda assim, mesmo seguindo todas as dicas, o consumidor deve estar atento os gastos e estar ciente do valor que pode gastar, para poder aproveitar as oportunidades sem comprometer as finanças e entrar em uma dívida que não consegue pagar.

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Rovena Rosa/Agência BrasilEconomia
ALMT TRANSPARENCIA

A Black Friday já é uma das datas mais importantes do ano para o comércio. É o momento em que as empresas podem fazer um grande número de vendas e acabar com o estoque parado e os consumidores podem aproveitar as promoções para adquirir aquele produto tão desejado ou contratar algum serviço a preços especiais.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), o evento deve injetar R$ 700 milhões na economia mato-grossense. Durante esse período, os preços de diversos produtos podem chegar até 70% de desconto, ainda assim, para que a data seja realmente um momento de fazer ‘boas compras’, o consumidor e o fornecedor devem estar atentos para que o momento não se torne um dor de cabeça futura. Os fornecedores para que não descumprir o Código de Defesa do Consumidor na hora de fazer suas ofertas e o consumidor para não cair em ‘golpes’ e acabarem pagando mais caro pelo produto ou serviço que deveria estar mais barato nessas ‘explosões’ de ofertas.

 

 

 

Isso porquê, cada vez mais vemos tentativas de golpes e até reclamações dos consumidores após a compra. Uma dica importante para o consumidor, que pode ajudar a evitar problemas futuros, é saber exatamente o que quer comprar e pesquisar os preços fora da época da promoção, assim é possível comprar e saber se o item realmente está com um desconto real. É comum que algumas lojas façam vendas ‘maquiadas’, que é quando se aumentam valores próximo à data da promoção e depois baixam para o preço normal, e informam como se fossem promocinal.

 

Para o fornecedor, há inúmeras recomendações. Entre elas, é primordial que as informações do produto e do preço estejam claras e precisas como, por exemplo, os itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega e garantia. A publicidade também precisa ser clara para não induzir o comprador ao erro, um exemplo disso é a visibilidade dos preços, que devem devem ficar afixados no produto, assim como custo total deve estar exposto junto com a quantidade e valor das parcelas e os juros.

 

Outro alerta tanto para comprador quanto para os fornecedores é a garantia. Algumas empresas embutem esse valor nos produtos, o que é ilegal. Existem 3 tipos de garantia, a legal de 30 à 90 dias, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, para produtos e serviços duráveis ou não duráveis; a garantia contratual, que pode ser fornecida pelo vendedor livremente e a garantia estendida que pode ser contratada à parte por outra empresa sem relação com o fabricante.

 

Compras pela internet também podem esconder problemas, a verificação se o site é oficial e confiável é muito importante, uma vez que os dados de identificação e contas bancárias serão disponibilizadas pelo consumidor a empresa. Todos os alertas dpara compras físicas valem, também, para compras online, como a visibilidade e clareza das informações. Além disso, na hora da compra, deve se prestar atenção ao custo do frete e o prazo de entrega, uma vez que o preço do envio pode estar embutido no valor do ‘desconto’ do produto.

Se o consumidor perceber qualquer irregularidade, o indicado é procurar o gerente ou responsável pelo estabelecimento e tentar solucionar o caso de forma amigável. Se não for possível, o procon deve ser procurado para que uma denúncia seja registrada através de ferramentas digitais como o aplicativo ‘Procon Cuiabá”, para android IOS, pelos telefones 65-3632-6400, whatsapp (65) 3641-6400  ou pelo e-mail: procon.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br. 

Há também uma cartilha do Procon-RJ Black Friday Legal com dicas que podem ajudar compradores e vendedores.

Ainda assim, mesmo seguindo todas as dicas, o consumidor deve estar atento os gastos e estar ciente do valor que pode gastar, para poder aproveitar as oportunidades sem comprometer as finanças e entrar em uma dívida que não consegue pagar.

 

FONTE:REPÒRTER MT

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