Hospitais particulares de Cuiabá tiveram aumento de 300% na procura por atendimento para crianças no Pronto Atendimento, e lotação de 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de internação pediátricos, aponta levantamento do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat).
O crescimento na procura de atendimento médico também vem acontecendo na rede pública de Cuiabá, onde algumas unidades estão com superlotação. A Santa Casa de Misericórdia a suspender o atendimento ambulatorial da ala pediátrica na terça-feira (28), após o hospital receber 300 crianças apenas pela manhã.
Conforme os dados do Sindessmat, o aumento na procura por atendimentos é no período de alta de casos de síndromes gripais e doenças respiratórias.
O aumento acontece no atendimento ambulatorial e no pronto-atendimento, e ocorre devido à sazonalidade dos vírus respiratórios.
Algumas variantes de vírus prevalentes, como a influenza, a covid e o rinovírus, que causam nas crianças e idosos esses sintomas gripais.
Assim como alerta o boletim InfoGripe, divulgado na última segunda-feira (27) pela Fiocruz, que apontam que 20 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A orientação é manter cuidados diários como manter frequentemente a limpeza das mãos e evitar contato com pessoas com sintomas gripais, assim como o uso de máscara para pessoas com sintomas e assim que possível tomar a vacina da gripe logo que ela esteja disponível.
FONTE:REPÒRTER MT.