Ministros e líderes de Lula entravam base no Congresso

0
47
ALMT TRANSPARENCIA

Com dificuldades na relação com o Congresso desde o início de mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também enfrenta uma série de disputas veladas em sua própria equipe, o que, na avaliação de interlocutores do presidente, tem afetado a montagem de uma base coesa.

Uma delas envolve dois dos principais responsáveis pela articulação política do Palácio do Planalto, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), que têm se desentendido nos bastidores.

 

O fogo amigo também atinge outros ministros, como o da Casa Civil, Rui Costa, alvo constante de queixas na bancada petista; o da Fazenda, Fernando Haddad; e até a do Meio Ambiente, Marina Silva.

 

A origem da disputa entre o ministro das Relações Institucionais e o líder do governo é atribuída por aliados próximos de Lula a um desejo que Guimarães nutria de ocupar o posto que ficou com Padilha.

 

Um outro fator, na visão de deputados petistas, que atrapalha a formação da base na Câmara, é o que chamam de “falta de sensibilidade política” do ministro da Casa Civil. Rui Costa só começou a reservar espaço em sua agenda para receber parlamentares recentemente, após críticas à sua postura.

FONTE:REPÒRTER MT.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here