Relevante é o termo de cooperação que está sendo construído’, diz Helder sobre disputa por terras entre MT e PA

0
38
CAMARA VG

Em solo cuiabano para conduzir o 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, no Palácio Alencastro, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), evitou polemizar sobre a disputa no Supremo Tribunal Federal (STF), em que Mato Grosso tenta reaver uma área de 2,4 milhões de hectares hoje pertencente ao estado do Norte. De acordo com o paraense, fora o imbróglio jurídico, o que importa é o termo de cooperação técnica que está sendo construído para atender a população que vive na regiãoEste é um assunto já deliberado pelo Supremo Tribunal Federal, a partir de um questionamento de domínio territorial na fronteira entre os dois estados. Claro, há um pedido de revisão por parte do Mato Grosso e as áreas jurídicas de ambos os estados estarão discutindo e respondendo aos questionamentos que estarão sendo apresentados no âmbito da Corte Suprema Brasileira”, afirmou, em conversa com a imprensa, nesta sexta-feira (16), durante o encontro dos governadores da Amazônia.

“Neste momento, o que entendo ser relevante é o termo de cooperação que está sendo construído entre o Pará e Mato Grosso para que possamos assegurar presença de Estado nesta região, evitando um vácuo institucional que consequentemente traga prejuízos para a comunidade local. E para isto, dialogam ambos os Estados na construção de políticas públicas que permitam a efetividade de ações nesta região do Brasil”, completou.

De acordo com o Paiaguás, a região que era Mato Grosso e agora é Pará, não tem ligação terrestre nenhuma com o Pará. O que também se aplica às compras de insumos e vendas da produção.

FONTE:OLHAR DIRETO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here