Mais do que servir o lanche durante o voo, comissários de bordo (ou comissários de voo) são profissionais de segurança. São eles que atuam junto aos passageiros para garantir que o voo ocorra tranquilamente e dão apoio aos pilotos em situações cotidianas e de emergência.
Todos os anos, várias empresas abrem processos seletivos para o cargo de comissário de voo. Veja a seguir quais os requisitos, a rotina e o salário desses profissionais.
Como se tornar comissário?
São requisitos para se tornar comissário no Brasil:
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Ter 18 anos de idade
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Ensino Médio completo
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Fluência na língua portuguesa
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Ter CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 2ª classe
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Realizar curso de comissário em local autorizado
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Ser aprovado em exame de conhecimentos aplicado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)
Quando for selecionado por uma empresa para trabalhar, o profissional ainda deverá realizar um curso específico sobre a aeronave que irá atuar. Após participar de um estágio prático e um exame final. Se aprovado, a empresa pedirá à Anac a habilitação do profissional e a expedição do Certificado de Habilitação Técnica (CHT), o que permitirá que ele passe a atuar formalmente em voos.
A partir de 2024, algumas dessas exigências deixam de existir. Uma delas é a formação em um centro de instrução autorizado, já que o candidato deve ser treinado dentro da própria empresa e comprovar a capacidade técnica para obter a autorização para executar o trabalho.
O que ele deve aprender?
Entre os conteúdos que os comissários aprendem durante sua formação se destacam:
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Navegação aérea
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Meteorologia
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Regulamentação e legislação
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Relações interpessoais
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Medicina aeroespacial
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Emergências a bordo
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Sobrevivência em áreas habitadas e desabitadas
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Primeiros socorros
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Conhecimentos gerais de aeronaves
Qual o mercado?
Além de empresas aéreas, é possível o comissário trabalhar em:
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Empresas de transporte offshore (em helicópteros que atuam para empresas petroleiras)
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Áreas administrativas, gerenciando equipes, regulamentações, treinamentos etc.
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Táxi aéreo
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Aeronaves particulares
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Fabricantes de aviões para atuar em voos de demonstração, por exemplo
Qual a rotina?
No geral, os comissários são responsáveis por:
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Antes do voo, garantir o abastecimento de refeições e bebidas no avião
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Checar equipamentos de segurança a bordo
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Acionar os pilotos em caso de suspeita de ato ilícito
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Atuar para contornar situações de emergência, atos ilícitos ou envolvendo passageiros indisciplinados
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Efetuar as atividades de serviço de bordo
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Controlar embarque e desembarque dos passageiros
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Transmitir as instruções de segurança aos passageiros
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Acompanhar o embarque e desembarque
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Frequentar periodicamente cursos de segurança da aviação, para os quais é preciso apresentar certidões criminais negativas das polícias Civil e Federal, por exemplo
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Garantir tanto a segurança operacional quanto a pessoal de todos no avião
Não é só glamour
Embora possa parecer luxuosa a vida de comissários que passam dias na Europa, essa é uma realidade para poucos. E, nem sempre, há tempo para aproveitar.
Mesmo sendo possível passar a folga em um local turístico, não é uma regra que isso aconteça. Diversas vezes, o profissional é deslocado para locais com menos atrativos turísticos ou em regiões com pouca infraestrutura, e todo o glamour se desfaz.
Leva um certo tempo antes de viajar para o exterior. Segundo Clauver Castilho, secretário-geral do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), a maioria dos voos são realizados dentro do Brasil.
Muitas vezes, devido à rotina, horários de trabalho alternados e longas jornadas de trabalho, o tempo de descanso é curto. Tem pernoites em lugares maravilhosos, mas você tem de escolher entre descansar, se alimentar, se exercitar, estudar etc. Se for para tentar curtir a vida, você acaba não tendo tempo para issoClauver Castilho, secretário-geral do SNA
Muitas vezes, quando não estão voando, comissários precisam frequentar treinamentos. Isso serve para garantir a segurança das operações.
Perfil e remuneração
Um comissário de voo no Brasil ganha em média R$ 6.252,19 por mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego atualizados até o mês de junho de 2023. O salário é composto por uma renda fixa e outra variável, que oscila conforme a quantidade de horas voadas.
Atualmente, existem cerca de 10.606 comissários de voo empregados no Brasil, em um universo de 10.863 pessoas com habilitação para exercer a profissão válida. A maioria das licenças emitidas (6.672 ao todo) é para operar os aviões da família Airbus A320, segundo a Anac.
Apenas 81 comissários são habilitados no país para operarem em helicópteros. A aeronave nesse caso é o Sikorsky S-92, que pode levar até 19 pessoas a bordo.
Mulheres compõem 70,8% do total de comissários com licenças válidas atualmente. Homens são 29,2% do total.
Processos seletivos
Todos os anos diversas empresas abrem processos seletivos para a carreira. Em 2023, ao menos Voepass e Latam já realizaram processos seletivos.
A Gol Linhas Aéreas está com seleção aberta para comissários até o dia 23 de agosto. As seleções para o preenchimento de 100 vagas serão feitas nas bases de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e os contratados podem voar em diversos locais do país.
Comissários de bordo desempenham um papel crucial na aviação. São profissionais altamente treinados que garantem a segurança e o bem-estar dos clientes durante todo o voo. Seu compromisso com o atendimento ao cliente, conhecimento técnico e habilidades de mediação de conflitos são essenciais para proporcionar uma experiência agradável e segura a todos que cruzam os céus
Jean Nogueira, CPO (Chief People Officer) da GOL
Além das exigências para ser comissário, para se candidatar à vaga na Gol ainda é necessário cumprir os seguintes requisitos:
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Ter passaporte válido
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Possuir certificado internacional da vacina de febre-amarela
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Ter conhecimentos intermediários da língua inglesa