Quer um bichinho de estimação? Então reserve um tempinho para visitar a feira de animais que a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, preparou para sábado, dia 26, no Parque Tia Nair. O evento acontecerá das 16h às 19h e contará com 52 pets, entre eles 5 cães e 3 gatos já adultos e castrados. Os filhotes compreendem 35 da espécie canina e 9 felinos. A programação inclui também a ‘Blitz Animal’ e atividades lúdicas para a criançada.
“Venham de coração aberto para se encantar. Certamente não será você que vai escolher, mas o animalzinho que vai te conquistar. Eles são uma atração à parte, muitas fofuras”, revelou a secretária adjunta da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Só em 2023 já foram realizadas seis feiras de adoção no Parque Tia Nair. E sempre tem superado a expectativa dos organizadores, especialmente na receptividade das pessoas e no resultado final, pois muitos deles encontram nova moradia. Nesta edição, cerca de 10 pessoas estão envolvidas no trabalho. Além dos animalzinhos, que são um atrativo para o público, haverá atividades lúdicas como pintura e desenhos para crianças até 12 anos.
Outra missão da equipe dentro da programação será a Blitz Animal, que tem como foco a prevenção de maus-tratos e abandono de animais.
“Trata-se de uma abordagem ao público visando maior conscientização das pessoas. São tão sofridas as experiências de maus-tratos e abandono, seja qual for a situação. Isso temos identificado com frequência no mundo animal, com os bichinhos indefesos, que dependem de cuidados. É preciso refletir mais sobre isso. Ninguém é obrigado a ter animal em casa, mas a partir do momento que decide ter, deve estar ciente das obrigações que lhe competem”, frisou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renivaldo Alves do Nascimento.
Entre as responsabilidades estão cuidados diários com alimentação, hidratação (água limpa), abrigo, medicação adequada quando necessário, vacinação para evitar doenças, entre outros. “E muito amor”, frisou Andrea.