A semana em Mato Grosso foi marcada por confrontos entre criminosos e policiais; houve 13 mortes

0
527
Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto
CAMARA VG

A semana em várias cidades de Mato Grosso foi marcada por confrontos violentos entre criminosos e policiais, resultando na morte de aproximadamente 13 pessoas, na grande maioria membros do Comando Vermelho. Os embates ocorreram em diferentes municípios e envolveram diversas operações das forças de segurança locais.

Em Tangará da Serra (243 km de Cuiabá), quatro criminosos morreram, na noite de segunda-feira (10), após uma ocorrência envolvendo nove pessoas que foram mantidas reféns em uma residência. Um dos mortos, um adolescente de 17 anos, possuía 22 passagens criminais por homicídio.

O grupo foi encontrado em uma casa no bairro Jardim Tarumã. Houve um confronto, sendo que quatro criminosos foram baleados e um conseguiu fugir. Luan Marlon Miranda Souza Gomes, de 17 anos, tinha várias passagens criminais. Entre elas: roubo, homicídio, tráfico de drogas, ameaça, receptação, quadrilha, porte ilegal de arma de fogo Kaua Vinicius Ferreira, de 17 anos, foi autuado 22 vezes pelo crime de homicídio. Ele também respondia por roubo e tráfico de drogas.

Já na manhã de terça-feira (11), Willian Alexandre Leite Zeferino, 32, morreu em um confronto com a PM em Nova Lacerda (541 km de Cuabá). O suspeito era integrante da organização criminosa Comando Vermelho (CV).

O rapaz tinha diversas passagens criminais, incluindo tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Na quarta-feira (12), pelo menos cinco criminosos morreram. Um deles, envolvido na morte do empresário Luiz Carlos Vieira dos Santos, 57, foi morto durante um confronto com policiais militares, em Barra do Garças (511 km de Cuiabá).

Na ocasião, a PM juntamente com a Polícia Civil fazia uma operação integrada para prender os envolvidos no homicídio do empresário.

Ainda na quarta-feira, em Alto Araguaia, um homem morreu após trocar tiros com policiais da Força Tática. Ele também era integrante de uma facção criminosa e tinha passagens criminais.

O confronto ocorreu durante uma ação da Operação Mancha Criminal, onde os policiais entraram na casa do suspeito para abordá-lo, quando o homem reagiu e atirou contra a equipe.

Outros dois rapazes morreram na madrugada de quarta-feira (12), em Nova Bandeirantes. Os suspeitos foram identificados como Thiago Douglas Barros da Silva e Nilson Ferreira. O primeiro estaria em um alojamento fazendo a esposa e filha reféns em posse de uma espingarda calibre 20.

Já o comparsa dele foi encontrado em outro local armado. Ao tentar abordá-lo, ele sacou um revólver calibre 38 e atirou duas vezes contra a PM, que revidou. Ambos foram socorridos ao Hospital Municipal, mas não resistiram.

Quinta-feira (13), a cidade de Água Boa foi palco de dois homicídios. Lucas Gabriel Rodrigues da Silva, 24, morreu em um confronto com policiais civis. Desta vez, o caso aconteceu durante a deflagração da Operação Dólos, em que o rapaz era um dos alvos. A operação visava apurar o furto de 30 armamentos do almoxarifado do Fórum do município. As armas teriam sido furtadas por um prestador de serviço.

Um segundo criminoso morto no mesmo dia foi Otavio Junior da Silva, 21. Ele estaria realizando manobras perigosas em uma motocicleta vermelha junto com um comparsa. Ao localizá-los e tentar abordá-los, os suspeitos fugiram em alta velocidade. Após acompanhamento da polícia, um dos rapazes tentou fugir a pé, enquanto Otavio foi alvejado. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu. O rapaz fazia uso de tornozeleira eletrônica, que estava desligada, e tinha passagem criminal.

Na noite do mesmo dia, Leonardo Fabrício Cunha da Silva, também faleceu em troca de tiros com a polícia. O fato aconteceu no bairro Sol Nascente, em Cuiabá. O suspeito teria invadido uma casa pelo telhado e teria fugido dos militares durante uma ocorrência para prender integrantes de tráfico de entorpecentes.

Por fim, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), um confronto com agentes da Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO), terminou com a morte de Elezandro Ferreira de Souza, 30. O rapaz tentava roubar um bar minutos antes quando foi abordado pelos agentes, já na MT-130.

As autoridades estaduais destacaram a importância dessas operações para a manutenção da segurança pública no estado. O secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri, já afirmou, em coletivas de imprensa, que “o combate ao crime organizado é uma prioridade do governo e continuará sendo intensificado”.

Fonte: Informações/ Olhardireto