Governador Mauro Mendes acredita na vitória de Eduardo Botelho na reta final das eleições municipais em Cuiabá
Na reta final das eleições municipais, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO), demonstrou confiança na vitória de Eduardo Botelho (UNIÃO) na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Mendes afirmou que acredita na definição do resultado no segundo turno, marcado para 27 de outubro, com os eleitores indo às urnas no próximo domingo (6).
Durante vistoria nas obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller, na manhã desta segunda-feira (30), o governador comentou suas expectativas sobre o pleito. A obra do hospital, realizada em parceria entre o Governo de Mato Grosso e a UFMT, está orçada em R$ 221 milhões.
“A meta é ganhar as eleições, seja em primeiro ou em segundo turno. Em Cuiabá, muito provavelmente, deveremos ter um segundo turno, salvo algum fenômeno de migração de votos ao longo desta semana”, disse Mendes.
Eduardo Botelho lidera a corrida eleitoral, segundo o governador, e tem potencial para “recuperar Cuiabá”. “Nosso candidato está na frente, com uma margem razoável do segundo colocado. Acredito que vamos vencer com trabalho, mostrando as qualidades dele e do nosso grupo para tirar Cuiabá da situação em que se encontra”, declarou Mendes.
De acordo com pesquisa divulgada no último sábado (28) pelo Instituto Percente, Botelho aparece com 37,3% das intenções de voto, seguido por Abílio Brunini (PL) com 24,1%, Lúdio Cabral (PT) com 18,2% e Domingos Kennedy (MDB) com 6,1%. A margem de erro é de 2,83%, colocando Lúdio e Abílio tecnicamente empatados.
O levantamento ainda mostra que 2,2% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 11,7% permanecem indecisos, a poucos dias do primeiro turno. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes, Botelho lidera com 33%, seguido por Abílio (21%), Lúdio (15,3%) e Kennedy (3,7%). Os indecisos somam 23,7%.
Nas simulações de segundo turno, Botelho vence em todos os cenários testados. Contra Abílio, Botelho teria 42,4% dos votos, enquanto o adversário ficaria com 26,3%. Já numa disputa contra Lúdio Cabral, Botelho venceria com 41,3%, contra 21,9% do petista.
As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro, com a possibilidade de segundo turno no dia 27, caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta.