Governador Mauro Mendes Pressiona Consórcio do BRT Cuiabá por Aceleração nas Obras
O governador Mauro Mendes (União) expressou sua insatisfação com o andamento das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá, afirmando que tem “apertado” o Consórcio Construtor BRT Cuiabá para acelerar o ritmo do projeto. Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira, Mendes destacou que, diante da falta de mão de obra e dificuldades enfrentadas pelas empreiteiras, não hesitou em ameaçar romper o contrato caso não haja melhorias no progresso das obras.
“As obras não estão bem, nem aqui, nem em lugar nenhum. Faltam trabalhadores, e as empreiteiras estão enfrentando dificuldades. Estamos apertando e ameaçando romper o contrato. De maneira geral, todas as obras estão tendo problemas, porque, infelizmente ou felizmente, está faltando mão de obra em Mato Grosso”, afirmou o governador.
Mauro Mendes já havia manifestado sua insatisfação anteriormente, especialmente em relação ao espaço que deveria ser destinado ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O consórcio responsável pelo BRT alegou dificuldades na contratação de pessoal para dar seguimento ao projeto, que atualmente avança lentamente na Avenida Historiador Rubens de Mendonça e na Avenida do CPA.
Em 2022, Mendes assinou o contrato para a implantação do BRT, que visa interligar Cuiabá e Várzea Grande como uma alternativa ao VLT. O investimento total da obra é de R$ 468 milhões, com o Consórcio Construir BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix, encarregado do projeto.
O cronograma original previa a conclusão do traçado em Várzea Grande para o primeiro semestre de 2024, mas esse prazo não foi cumprido. Devido aos atrasos, o governo tem evitado estipular novas datas, limitando-se a projetar a finalização das obras para o próximo ano.