Policiais destemidos praticam atos extraordinários para salvar vidas em MT

0
270
ALMT TRANSPARENCIA

Dois sargentos destemidos da Polícia Militar praticaram atos extraordinários de coragem para salvar e proteger vidas, nas cidades de Várzea Grande e Tangará da Serra, no último mês de abril. O sargento PM Valdiney Pacheco encarou o Rio Cuiabá para resgatar uma mulher que havia se jogado da ponte Mário Andreazza. No interior, o sargento Welinton Fabiano Da Silva, praticante de jiu-jitsu, conseguiu utilizar as artes marciais para imobilizar e desarmar  com segurança um homem em surto psicológico.

O sargento PM Valdiney Pacheco é policial militar e atua no Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer). Ele conta que naquele dia, 28 de abril, o resgate da mulher era algo desafiador. Mesmo preparado, o militar relata que se atirar do helicóptero Águia 03 e enfrentar a correnteza do Rio Cuiabá não é algo corriqueiro em sua rotina.

Sargento PM Pacheco salvou uma mulher que se jogou no Rio Cuiabá.
Créditos: Arquivo pessoal

Sargento PM Pacheco salvou uma mulher que se jogou no Rio Cuiabá.
Créditos: Arquivo pessoal

Para salvar a mulher, Pacheco utilizou um equipamento chamado lifebelt – de resgate de afogamento, se preparou e, após uma manobra da aeronave para chegar mais próximo da vítima, se jogou na água e alcançou a mulher. O militar conta que a vítima não reagiu e colaborou com o resgate imbuído pela coragem do sargento e de toda a equipe da aeronave.

Dois dias após o resgate em Várzea Grande, no  dia 30 de abril, o  policial militar do 19 º Batalhão, sargento Welinton Fabiano Da Silva, surpreendeu a todos com seu preparo e coragem, ao imobilizar um homem em  surto psicológico, no bairro Vila Esmeralda, em Tangará da Serra.

Sargento PM Da Silva desarmou um homem em surto psicológico com uma técnica de arte marcial.
Créditos: Divulgação 19º BPM

Sargento PM Da Silva desarmou um homem em surto psicológico com uma técnica de arte marcial.
Créditos: Divulgação 19º BPM

Pessoas que acompanhavam o  atendimento de rotina da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu) registraram por meio de fotos e vídeos o golpe de jiu- jitsu, aplicado pelo militar para desarmar e conter o paciente que colocava a vida dele e dos atendentes do Samu em risco.

O vídeo da ação do sargento viralizou nas redes sociais após mostrar o preparo técnico do  policial para deter sem utilização de meios não letais e até letais, o paciente que precisava de ajuda médica.

O relato dos policiais militares  e análises de especialistas sobre as duas ocorrências atendidas pelos dois heróis de farda estão disponíveis no 12º episódio do PMCAST, o podcast oficial da Polícia Militar de Mato Grosso.

Quer saber mais ?

Acesse o link deste episódio inédito e exclusivo  do PMCAST nas plataformas de áudio:

Spotify  https://spoti.fi/3bnbY2j

Deezer https://bit.ly/2RblvTn

Google  https://bit.ly/3hsJ2cP

Anchor https://bit.ly/33N9bv7

PMMT https://bit.ly/2RSnNXt

Fonte: Greyce Lima | PMMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here