Aumento de casos de Covid na China e guerra na Ucrânia impactam economia global

0
129
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

O cenário internacional agrega mudanças inesperadas e impactantes, com reflexos diretos sobre as previsões dos economistas para a economia global. O último abalo sísmico acaba de se confirmar, nesta segunda-feira (14), com a queda importante das bolsas asiáticas – que vinham relativamente imunes às turbulências da guerra no Leste Europeu. Nesta segunda, a Bolsa de Hong Kong (Hang Seng) teve o menor resultado em sete anos e fechou em queda de 5,72 pontos.

O movimento está relacionado, segundo analistas, à volta brusca e acelerada da Covid-19 à China, que confinou em questão de horas mais de 17 milhões de pessoas. O surto da variante Ômicron, que afeta grandes centros como Xangai e Shenzen, e a política de “zero Covid” adotada pelo governo chinês devem acentuar o tranco na economia mundial, já promovido pela guerra no Leste Europeu.

Enquanto Ucrânia e Rússia, importantes produtores de commodities, como trigo, petróleo e minérios, mergulham num confronto de desfecho imprevisível, componentes eletrônicos agora deixam de ser fabricados na China, agregando complexidade e novos produtos essenciais ao torniquete que restringe o crescimento mundial.

O alerta mais grave vem da FAO, organismo da ONU para o controle da segurança alimentar, que aponta para o risco de um choque de oferta de trigo – o mais importante grão para a alimentação global, segundo a organização. Um agravamento do cenário da fome no mundo tende a ampliar a discórdia entre amplas camadas de populações e a pressão sobre o mundo rico.

Fonte: R7

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here