Cavalo abandonado é resgatado e levado para tratamento no Hospital da UNIC

0
160
ALMT TRANSPARENCIA

O cavalo que havia sido abandonado à própria sorte, depois de anos de trabalho exaustivo, em Cuiabá, foi resgatado nesta terça-feira (09). O animal foi socorrido pelo Porjeto Lunaar e será encaminhado para tratamento no Hospital Veterinário da Unic, onde receberá tratamento.

Abandonado em um terreno baldio no bairro Serra Dourada, o animal que foi encontrado por Halliney e sua mãe, Sueli, na manhã de sexta-feira (05), estava tão debilitado que não conseguia nem se levantar.

 

 

Sensibilizada, a família começou uma saga para que o cavalo sobrevisesse e pudesse ser resgatado e recebesse tratamento adequado.

 

Médicos veterinários voluntários deram suporte inicial com medicações para amenizar a dor. De acordo com eles, a princípio, há suspeita de uma lesão medular, mas seriam necessários exames especifícos para a certeza. A busca por ajuda e recursos começava. Com sorte, profissionais do Hospital Veterinário da Unic disponibilizaram trabalho voluntário para examinar e realizar o tratamento do animal. Todavia, ainda haviariam dificuldades nessa batalha pela vida animal.

 

A luta inicialmente foi para conseguir um transporte para que o animal pudesse ser encaminhado ao Hospital Veterinário. Valor que a ong se disponibilizou a arcar, no entanto, ao chegar ao local, mais um empecilho dificultava: o animal não conseguia se levantar devido ao fato de estar, ainda muito fraco. Outra luta começou, a busca por um guincho ou alguma máquina que pudesse levantar o cavalo até o veículo de transporte. Felizmente, ainda na manhã desta terça-feira (09), o ong conseguiu uma pá carregadeira para auxiliar na remoção e transporte do equino. (Imagens do resgate no fim da matéria)

 

Ainda de acordo com informações, profissionais do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) tiveram conhecimento do caso e sugeriram que fosse realizado o procedimento de eutanásia no animal. Uma técnica de causar a morte do animal de maneira controlada e indolor com a finalidade de aliviar o sofrimento. Todavia, a família e populares interviram e foi decidido que o animal receberia tratamento.

Segundo Carla, diretora do Projeto Lunnar, a ong irá se responsabilizar pelo animal daí em diante, inclusive os possíveis custos que o estado de saúde dele possa gerar. Mas vale lembrar que a instituição precisa de ajuda para a aquisição de medicações.

FONTE:REPÒRTER MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here