O CEO da Rumo Logística, Beto Abreu, afirmou que a licença prévia ambiental do projeto de construção da ferrovia estadual saindo de Rondonópolis, com terminais em Cuiabá e Lucas do Rio Verde, estão emitidas, mas que as de instalação serão analisadas durante a construção. A previsão é de que as obras terminem totalmente até 2030.A licença prévia ambiental de 100% do projeto já está emitida, pronta, à medida que o projeto avance as licenças de instalação vão sendo emitidas, analisadas, em um projeto dessa envergadura, deste tamanho, é a forma certa de se fazer. Você não precisa esperar, por exemplo, um pedaço de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde para iniciar a obra. Esse processo caminha em paralelo”, afirmou, durante entrevista coletiva no lançamento das obras em Rondonópolis (219km de Cuiabá) na segunda-feira (7).
Na última semana, a Rumo e o governo do Estado assinaram um Termo de Compromisso entre instituições públicas, comunidade indígena e iniciativa privada em relação ao destravamento da Ferrovia Lucas-Rondonópolis. A partir da assinatura do Termo de Compromisso, ficou definido que a Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) ao povo Boe-Bororo das Terras Indígenas Tadarimana e Tereza Cristina definirá os rumos para o empreendimento. Essa consulta, no entanto, será feita durante o projeto, e não antes das obras.
“As emissões, as licenças de instalação estão absolutamente dentro do cronograma da obra”, garantiu Beto. “A princípio todos os requisitos legais, sociais, ambientais, foram atendidos. Lembrando que esse processo se iniciou há quase quatro anos. Esse processo de licenciamento ambiental iniciamos no primeiro semestre de 2019, são quase quatro anos de trabalho para que estivéssemos neste momento absolutamente aptos a seguir os investimentos do ponto de vista de licenciamento”, concluiu.
A Ferrovia Autorizada terá 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. A Rumo deverá investir mais de R$ 11 bilhões na obra, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos.
Os trilhos vão conectar a capital mato-grossense e o Nortão até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos. A ferrovia será importante para o transporte da safra de Mato Grosso, além do transporte de insumos e outras mercadorias. De acordo com dados apresentados pela Rumo, a 1ª Ferrovia Estadual vai aumentar em quatro vezes a malha ferroviária do Estado.
FONTE:OLHAR DIRETO