A Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) está estudando aumentar o valor da tarifa de ônibus após decisão da prefeitura de alterar o horário de funcionamento das faixas exclusivas para os ônibus em Cuiabá. Foi apontado que o estudo é decorrente do aumento no tempo de viagem que deve acontecer com a mudança.
A mudança começou no domingo (1º). O funcionamento de todas as faixas exclusivas para ônibus será apenas nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h.
Já aos sábados, elas serão reservadas apenas no período da manhã, das 6h às 8h, enquanto durante as tardes e nos domingos, a circulação estará livre para veículos de passeio.
O gerente operacional da MTU, Marcos Assis, afirmou que, com a mudança, o tempo de viagem e o valor das despesas devem aumentar.
“Hoje é feito o estudo dos custos do sistema. Temos a tarifa pública e a tarifa subsidiada e neste meio termo temos os custos do sistema. Então a partir do momento que você diminui a velocidade média do ônibus, você vai ter custos e esses custos impactam na tarifa”, disse Marcos em entrevista ao Programa do Pop, da TV Cidade Verde.
Segundo Marcos, a associação foi pega de surpresa com o anúncio da redução das faixas exclusivas para ônibus. Relembrou ainda que o custo da passagem é de R$ 4,95.
Atualmente, Cuiabá possui faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Getúlio Vargas. Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como Avenida do CPA) e General Valle.
“Vou dar um exemplo didático. Hoje nós temos uma linha Jardim Vitória/ Centro, que é uma linha de dez veículos de 11 em 11 minutos. Se você ir no centro e voltar, você gasta 1h10 e se tiver qualquer interferência, você tem que incluir um carro a mais porque aumentou o tempo de viagem, mas para manter a mesma frequência, você precisa aumentar o ônibus”, ressaltou Marcos.