Pode subir o valor da passagem de Ônibus em Cuiabá aponta MTU

0
73
Foto: Prefeitura de Cuiabá
CAMARA VG

A Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) está estudando aumentar o valor da tarifa de ônibus após decisão da prefeitura de alterar o horário de funcionamento das faixas exclusivas para os ônibus em Cuiabá. Foi apontado que o estudo é decorrente do aumento no tempo de viagem que deve acontecer com a mudança.

A mudança começou no domingo (1º). O funcionamento de todas as faixas exclusivas para ônibus será apenas nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h.

Já aos sábados, elas serão reservadas apenas no período da manhã, das 6h às 8h, enquanto durante as tardes e nos domingos, a circulação estará livre para veículos de passeio.

O gerente operacional da MTU, Marcos Assis, afirmou que, com a mudança, o tempo de viagem e o valor das despesas devem aumentar.

“Hoje é feito o estudo dos custos do sistema. Temos a tarifa pública e a tarifa subsidiada e neste meio termo temos os custos do sistema. Então a partir do momento que você diminui a velocidade média do ônibus, você vai ter custos e esses custos impactam na tarifa”, disse Marcos em entrevista ao Programa do Pop, da TV Cidade Verde.

MTU estuda aumentar valor da tarifa após alteração do horário de uso das faixas exclusivas para ônibus

Segundo Marcos, a associação foi pega de surpresa com o anúncio da redução das faixas exclusivas para ônibus. Relembrou ainda que o custo da passagem é de R$ 4,95.

Atualmente, Cuiabá possui faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Getúlio Vargas. Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como Avenida do CPA) e General Valle.

“Vou dar um exemplo didático. Hoje nós temos uma linha Jardim Vitória/ Centro, que é uma linha de dez veículos de 11 em 11 minutos. Se você ir no centro e voltar, você gasta 1h10 e se tiver qualquer interferência, você tem que incluir um carro a mais porque aumentou o tempo de viagem, mas para manter a mesma frequência, você precisa aumentar o ônibus”, ressaltou Marcos.

Fonte: Olhar Direto 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here