Feriado em Cuiabá marca adoração e popularidade de santa da Igreja Católica

0
26
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

No coração de dezembro, a nação se veste de fé e devoção para celebrar o feriado da Imaculada Conceição, uma data marcada por tradições religiosas e manifestações culturais que unem o povo em um momento de reflexão e espiritualidade.

A Imaculada Conceição é uma festa católica que remonta ao século VII, celebrando a concepção da Virgem Maria sem o “pecado original”. No Brasil, a devoção à Nossa Senhora da Conceição se entrelaça com a história e a identidade do país, sendo uma das festividades religiosas mais importantes e aguardadas.

O Padre Deusdédit Monge, em entrevista ao Olhar Direto, explicou por que a santa é tão adorada em Cuiabá e em todo o país, além da importância do feriado religioso para a sociedade.

“Isso vem ao encontro do anseio da comunidade católica, principalmente, porque nós temos nossos irmãos evangélicos que não têm essa devoção. Mas, como ainda é de maioria católica, a nossa cidade, vem ao encontro de um anseio, a fé e a devoção da Nossa Senhora brotam do povo, da comunidade”, disse o sacerdote.

O padre Deusdédit Monge de Almeida

O padre Deusdédit Monge de Almeida

“Então atende um pouco a esta comunidade. É apenas que as pessoas quando tem um feriado, vaza, sai, vão fazer turismo. E o dia santo é dia de oração, de reflexão e de missa. Então, a gente tem que lembrar isso sempre. Sobretudo neste mundo secularizado que estamos vivendo, a gente precisa desses momentos de reflexão, de parada, de oração, esse pranto, aproveitar esse momento para preparar o encontro com o nosso Senhor Jesus Cristo no Natal”, acrescentou.

Deusdédit ainda esclareceu que o feriado de Imaculada Conceição indica a preparação para a comemoração do Natal, considerado o dia do nascimento de Jesus Cristo.

“Por isso que a festa dela é dia 8 de dezembro, preparando a vinda de Jesus no Natal, porque ela precede a vinda do Filho de Deus. Deus preservou o corpo, a vida de Nossa Senhora é uma digna morada para o seu filho Jesus. A nova arca da aliança. Então, essa devoção nós demonstramos no dia da Imaculada”.

“Não é sempre um feriado para descanso, para passeio, para lazer, mas para a gente poder refletir e rezar, este é o sentido do Dia Santo”, explicou.

Programação

Nesta sexta-feira (08), a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, popularmente conhecida como ‘Igreja Matriz’, localizada no centro de Cuiabá, onde o padre Deusdédit costuma celebrar as missas, conta uma programação especial para que os fiéis possam celebrar o feriado da Imaculada Conceição de Maria.

Às 6h30 está marcada a primeira missa de solenidade, que deve se repetir às 12h30 e às 18h30, conforme o pároco.

Lei municipal

O feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi estabelecido pela lei municipal 5.576, em vigor desde agosto de 2012 na capital.

Na prática, as repartições públicas da estrutura do governo do Estado instaladas em Cuiabá, como o Palácio Paiaguás, as secretarias e órgãos dentro do complexo do Centro Político Administrativo e as unidades do Ganha Tempo, não vão abrir nesta sexta por causa desse feriado religioso, permitindo folga de seus servidores, como ocorre com os demais de outras esferas de poder.

O decreto 600, que define ponto facultativo em Cuiabá nesta sexta, foi assinado pelo governador Mauro Mendes no dia 28 de novembro. Enquanto os órgãos públicos adotam ponto facultativo, o comércio em geral em Cuiabá, incluindo shoppings, está autorizado a funcionar.

Imaculada Conceição

Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi oficialmente promulgada pelo Papa Pio IX em 1854. Segundo a fé católica, a Virgem Maria foi preservada do “pecado original” desde o momento de sua concepção.

Então, a maternidade divina de Maria é origem de Imaculada Conceição, que significa “concepção sem mancha”.

Em 1858, a Virgem Maria confirmou a definição dogmática e a fé do povo em Imaculada Conceição durante a aparição para Santa Bernadette, em Lourdes, na França: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

 

 

 

Fonte: Olhardireto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here