A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo, e mais 13 assessores colocaram seus cargos à disposição em uma carta enviada ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
No documento, eles lamentam a crise na Pasta e citam desentendimento interno entre gestores. “Em prol da saúde pública de Cuiabá e em respeito à escolha de nossos nomes à frente da sua administração, colocamos nossos cargos a Vossa Disposição", escreveram.
A carta, datada do dia 9 de março, veio a público na tarde desta terça-feira (13), quando foi divulgada a saída de Elizeth. Em seu lugar, deve ser nomeado o médico Huark Douglas Corrêa, atual diretor do Hospital São Benedito.
No documento de três páginas, os signatários citam um desentendimento com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Milton Correa da Costa.
"Porém, diante de todo o contexto em que temos vivenciado no decorrer destes 14 meses e mediante o pedido feito por vossa senhoria para dentro do prazo de 30 dias buscar entendimento harmonioso com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, senhor Milton Correa da Costa, nos manifestamos que após diversas tratativas ao longo deste período em busca do comprometimento, parceria e envolvimento com o programa de governo de Emanuel Pinheiro, por parte do mesmo, entendemos que não será possível sustentar esta situação, embora estejamos preocupados com todo o reflexo que está situação está causando à gestão como um todo, e principalmente à imagem do chefe do executivo municipal", diz trecho.
A carta ainda diz que a crise vivenciada na Saúde é "a mais acentuada nos últimos 10 anos".
"Ademais, convém esclarecer que o orçamento contingenciado tem nos impedindo de operacionalizar as ações administrativas de forma célere como exige uma Secretaria de Saúde, em que cada segundo é decisivo para salvar vidas".
Em dois trechos do documento, os signatários citam a necessidade de a Pasta ter servidores comissionados (aqueles nomeados pelo prefeito) "mais qualificados para atuar na área de Saúde", além de reforçar a necessidade de haver profissionais "comprometidos de fato com a saúde da população cuiabana".
A secretária deixa o posto em meio à crise da falta de medicamentos e insumos básicos, além de denúncias de falhas estruturais no Pronto-Socorro. De acordo com a própria secretária, ao menos 249 tipos de medicamentos estão em falta na rede pública.
Para sanar o problema, a Secretaria chegou a elaborar contrato emergencial – ainda em andamento – no valor de R$ 30 milhões e anunciar um pregão de R$ 130 milhões.
"Compreender e, principalmente, gerir uma sistema de saúde que apresenta aproximadamente 456.363 atendimentos mensais são tarefas desafiadoras que exigem comprometimento e determinação, pois a Secretaria Municipal de Saúde é um instituto extremamente vulnerável dadas as peculiaridades", escreveram.
Substituições
A Prefeitura emitiu nota afirmando que o médico Huark Douglas Correia assumirá interinamente a secretaria. Junto a ele, o contador Flávio Taques, atual diretor de Licitação e Contratos da Prefeitura, será o secretário-adjunto de Gestão de Saúde.
Conforme nota, a principal medida nos próximos dias é montar a nova equipe e se dedicar as medidas de emergências, como a logística na compra e distribuição de medicamentos para a rede pública de saúde.
Assinam a carta:
Elizeth de Araújo – secretária de Saúde
Adriana Aleixo – secretária adjunta de Gestão/SMS
Dúbia Beatriz de Campos – secretária adjunta de Planejamento e Operações/SMS
Arlete Maria da Sá Lima – assessora de Planejamento
Fernanda de Laurentis – assessora técnica-chefe de gabinete
Benedito Oscar Fernandes de Campos – diretor de Vigilância em Saúde
Cláudia Rodrigues Assunção – diretora administrativa financeira
Flávio Eduardo Barbosa Souza – diretor técnico de Atenção Secundária
Larissa Raquel Kchimel – diretora de Atenção Básica
Mayalu Romero Obice – diretora técnica do Pronto-Socorro
Zamara Brandão Ribeiro – diretora técnica de Gestão
Marinêze de Araújo Meira – coordenadora especial de Assistência de Controle e Avaliações
Mônica Jabur de Souza – coordenadora especial Rede Assistencial Administrativa
Elizete Ferreira de Souza – coordenadora especial rede Assistencial Administrativa do Pronto-Socorro
Veja a carta:
Midia News.