O último mês de setembro concentrou 12,0% dos casos notificados de Covid-19 desde 14 de março, com média de 773 casos/semana, enquanto no mês anterior, a média foi de 1.151,8 casos/semana.
Dos 131.854 casos em residentes em Mato Grosso, 19,8% foram de moradores da Capital. Esse índice se mantém próximo a este valor há várias semanas e muito inferior ao observado no início da pandemia.
Em 18 de abril, cerca de um mês após o primeiro caso confirmado, Cuiabá concentrava 64% dos casos da doença. Nesse contexto, vale ressaltar que a Capital representa 17,8% da população mato-grossense.
Neste informe foram apresentadas informações desde a data da notificação do primeiro caso, até 10 de outubro de 2020. Ao todo, a Capital contabiliza 26.047 casos em residentes e 973 mortes. Taxa de mortalidade segue superior à do estado, porém com menor crescimento, e mais que o dobro do Brasil.
Os dados são elaborados pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que publica semanalmente o Informe Epidemiológico sobre a Covid-19 com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá.