Conforme noticiou o Olhar Direto, 666 candidatos em Mato Grosso que declararam mais de R$300 mil em bens receberam auxílio emergencial neste ano. Dentre eles, de acordo com a lista foi divulgada pelo Tribunal de Contas da União, está o candidato a prefeito em Rondolândia, José Guedes de Souza (MDB), que declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter R$8.664.000,00 em bens.
Em nota à reportagem o candidato afirmou que foi pego de surpresa com a informação. Ele reforçou que é empresário, possui patrimônio, conforme declarado à Justiça Eleitoral, “não se enquadrando, portanto, nos requisitos necessários para o recebimento do referido auxilio emergencial, que sequer foi requerido por este”.
Na manhã deste domingo (8) o candidato registrou um boletim de ocorrências denunciando que foi vítima de fraude. De acordo com José Guedes, utilizaram seu número de CPF para receber o auxílio, sendo que ele não requereu o benefício, não teve qualquer valor depositado em sua conta e não tem conhecimento de quem possa ter utilizado seus documentos.