Politec investiga explosão de gasoduto que gerou cratera com mais de 5 metros de profundidade

0
217
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

A Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal da Perícia Técnica (Politec) apura o que teria causado a explosão de um gasoduto no município de Nossa Senhora do Livramento (40 quilômetros de Cuiabá), no último sábado (30).

Exames preliminares de local identificaram uma explosão intensa, cujo epicentro e áreas mediatas abriram uma cratera com cerca 20 x 10m de abertura e a profundidade no epicentro atingiu pouco mais de cinco metros.

Parte da tubulação do gasoduto foi lançada a cerca de 120m da região do epicentro. Apesar da forte explosão e intensidade dos danos nos imóveis e veículos existente nas adjacências, não houve registro de vítimas gravemente feridas no local. A previsão é que o laudo pericial seja emitido no prazo de 90 dias.

A Gás Ocidente Mato Grosso (GOM) informou que seu sistema de monitoramento identificou uma perfuração do gasoduto e fechou automaticamente as válvulas de segurança do trecho afetado, interrompendo o fluxo de gás.

A explosão teria acontecido próximo à entrada de Livramento, sentido Cáceres, perto do posto pantanal/mineradora Abdala, na zona rural. Conforme nota, o incidente ocorreu em área rural e o gás não representa risco ambiental.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) e a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) afirmaram que o abastecimento de gás natural não será interrompido aos usuários, pois o duto que chega a Cuiabá ainda tem capacidade de fornecimento para 30 dias.

Ressaltam ainda que estão acompanhando a situação do rompimento e cobrando providências da proprietária do duto, a GOM, que é uma empresa privada.

Fonte- Olhar Direto – Fabiana Mendes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here