O Enem Digital, executado pela Prefeitura de Cuiabá, abriu 500 vagas para alunos dos outros 12 municípios que fazem parte da região da baixada cuiabana. Os interessados devem se inscrever pelo site https://mdeduca.com.br/inscricao.html – até o dia 16 de agosto. A ampliação do Enem Digital foi anunciada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na semana passada, durante reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, ao qual ele preside.
A Prefeitura de Cuiabá e as demais cidades firmaram um termo de cooperação para aplicação das aulas. “Serão 500 vagas para os jovens que poderão fazer um cursinho para se prepararem para o vestibular. Aqui em Cuiabá, o projeto atende dois mil jovens e é um sucesso. Agora, o curso será ampliado aos municípios e com os melhores professores ministrando as aulas. E eu quero que, futuramente, o Enem Digital avance para os concurseiros, para aqueles que sonham com a estabilidade para sua família como servidor público, mas não tem condições de competir com quem pode pagar o curso. Aí entra o poder público, para satisfazer as vontades do detentor do poder, e o detentor do poder é o povo. Eu só estou aqui por causa do povo. O Poder público não nasceu para ter juros, o nosso juros é a inclusão social, é prestar serviços públicos de qualidade, como o Enem digital. Isso aqui se chama oportunidade. Precisamos dar oportunidade para essa juventude crescer na vida, realizar seus sonhos”, disse o prefeito de Cuiabá.
As aulas serão ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h – elas ficam gravadas para que o aluno assista em outro horário. No total serão 360 horas de aulas – sendo 20 semanas de forma on-line e 06 semanas de forma presencial. Neste último caso, as prefeituras devem se atentar aos decretos municipais de combate à pandemia, se será possível o retorno de forma presencial.