O Cuiabá entra em campo, na noite desta segunda-feira (06), na Arena Pantanal, pressionado para encarar o Fortaleza, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2021. Com a vitória do Bahia no domingo (05), contra Fluminense, o time mato-grossense entrou na zona de rebaixamento e vê em risco o trabalho de um ano que se encaminhava para ser bom.
Uma vitória leva o time mato-grossense aos 46 pontos, fazendo com que a equipe precise apenas de um empate contra o Santos, na última rodada, para se livrar do risco ou não pontuar e depender de outras combinações.
O Bahia encara o Fortaleza na última rodada, podendo alcançar os 46 pontos. Em caso de empate no número de pontos com o Cuiabá, o time nordestino leva vantagem, por não conseguir ser alcançado no número de vitórias.
Outro resultado em que o Cuiabá estará de de olho será o do jogo entre São Paulo e Juventude. Se o time paulista vencer, sobe para 48 pontos e deixa o Juventude com 43, também precisando vencer (o Corinthians) na última rodada.
Em um cenário desastroso, no caso de derrota do Cuiabá nesta segunda-feira, o time mato-grossense passaria a não depender mais de si. Isso porque poderia chegar aos 46 pontos, em uma hipotética vitória contra o Santos, mesmo pontuação da qual Juventude (caso perca para o São Paulo) e Bahia chegariam.
Porém, o critério de desempate é o número de vitórias, o qual, nesta situação, Cuiabá é ultrapassado por Juventude e Bahia. Sendo assim, seria necessário pelo menos um empate de um deles.
Existe também um cenário em que o São Paulo perca os dois próximos jogos, ficando com os atuais 45 pontos. Sendo assim, o Cuiabá continuaria precisando de uma vitória contra Fortaleza ou Santos para alcançar os 46 pontos, já que, se terminar com a mesma pontuação, perderia no saldo de gols.
Vale lembrar ainda que, caso Juventude ou Cuiabá somem pelo menos um ponto, o Grêmio estará matematicamente rebaixado para a Série B.
Na tarde deste domingo e debaixo de chuva, o elenco finalizou a preparação para o confronto em treinamento tático no CT do Dourado.
Para o duelo, o técnico Jorginho não poderá contar com o meia-atacante Clayson e o lateral João Lucas, ambos suspensos. Quem volta é o zagueiro Alan Empereur, que cumpriu suspensão automática diante do Athletico-PR.